Obras rodoviárias melhoram tráfego e integram regiões cearenses

3 de setembro de 2010 - 03:00

Mais empregos durante as obras, mais segurança no trânsito de pessoas e mercadorias, integração entre os municípios e a ampliação das oportunidades de investimentos na região. É essa a visão dos prefeitos da região Norte do Estado acerca da restauração da rodovia CE-176, no trecho Santa Quitéria-Catunda-Morro Redondo (Tamboril) autorizada pelo secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, em solenidade na noite desta quinta-feira, em Catunda, que reuniu vários prefeitos da Região. A solenidade contou com as participações dos prefeitos Francisco Mesquita (Santa Quitéria), Raimundo Sampaio, o Nenem do Cazuza (Ipueiras), Marcos Torres (Nova Russas), José Araújo Souto (Monsenhor Tabosa) e Jeová Mota (Tamboril), da ex-prefeita de Catunda, Regina Magalhães, gerentes de Distritos Operacionais do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) em Crateús e Santa Quitéria e da empresa executora.

Falando à população durante a solenidade, o Secretário destacou os esforços do Governo do Estado também na melhoria das condições da malha rodoviária cearense.“O Governo do Estado está indo bem mais além da elevação das condições das estradas. Com a construção e a recuperação de 3 mil quilômetros de vias nestes quatro anos, o Governo está melhorando as condições de vida das populações e possibilitando a integração entre as regiões cearenses”, destacou o Secretário. Para ele, as novas rodovias e a restauração de outras estão conseguindo ligar municípios muitas vezes separados apenas devido às condições das estradas entre eles. “São obras assim que alcançam os anseios das populações pois melhoram as condições de ir e vir da população”, concluiu

A rodovia CE-176, no trecho que liga os municípios de Santa Quitéria, Catunda e o distrito de Morro Redondo, em Tamboril, passará por um completo serviço de restauração. O trecho de 51,3 km de extensão que será restaurado e trará benefícios diretos para a população dos três municípios. Cerca de 70 homens trabalharão nas obras que deverão estar prontas em 300 dias. Os trabalhos incluirão movimentação de terra, pavimentação/reciclagem, obras d’arte correntes, obras d’arte complementares, urbanização e proteção ambiental. Ambos os serviços tem a Construtora G&F como executora e a fiscalização do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra.

Adail Fontenele lembrou que Governo do Estado tem tido atenção especial no setor de estradas e, por conta disso alcançou números expressivos nessa área. São mais de 3 mil km de estradas nos últimos quatro anos, sendo 1.700 km de novas rodovias espalhadas em todas as regiões cearenses. O mototaxista Isaías Frazão, que trabalha em Catunda e se desloca diariamente entre as cidades da Região, ressaltou que era necessária a restauração do trecho para diminuir os acidentes, bem como reduzir o tempo entre as viagens. “Todo mundo vai sair ganhando”, reforçou.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)