Blitze educativas orientam motoristas acerca da condução segura de crianças em veículos

16 de setembro de 2010 - 03:00

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), está promovendo em todo o Estado até o próximo dia 25 blitze educativas quanto ao cumprimento da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que define as condições de segurança para o transporte de passageiros com idade inferior a dez anos em veículos automotores.

A campanha faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito no Estado, que acontece de 18 a 25. As novas normas de segurança entraram está em vigor desde o dia 1.º de setembro. A partir do dia 25 quem não cumprir as exigências estará sujeito a multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira de motorista e retenção do veículo.

Até o fim da campanha os agentes de trânsito não estão multando os infratores mas distribuindo material educativo e orientando acerca da importância da condução de crianças com segurança. Nos municípios onde o trânsito foi municipalizado a fiscalização está sendo feita por agentes dos Departamento Municipais de Trânsito (Demutrans).

De acordo com a Resolução 277/2008 do CONTRAN a condução segura de crianças em veículos deverá ser será feita usando como parâmetro as idades dos jovens passageiros: até um ano a criança deve estar no bebê conforto (tipo de cadeirinha que não fica presa ao banco do carro); de um a quatro anos na cadeirinha de segurança; entre quatro e sete e meio no assento de elevação, e desta idade até os dez no banco de trás com cinto de três pontos.

Excepcionalmente, nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro,o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado neste banco, utilizando-se sempre o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança.

A exigência do uso da cadeirinha não se aplica aos veículos de transporte coletivo, aos de aluguel, aos de transporte autônomo de passageiro (táxi), aos veículos escolares e aos demais veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)