Seinfra vai capacitar técnicos para elaborar Balanço Energético

21 de setembro de 2010 - 03:00

 

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) deverá elaborar a próxima edição do Balanço Energético do Estado. O documento reúne informações sobre a oferta e a demanda de energia no Ceará, sendo distribuída juntas às entidades governamentais, privadas e cientificas e se constituindo peça fundamental para a elaboração das políticas de investimentos nestes setores. Para a Seinfra elaborar o documento foi necessário firmar acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia (MME), para o treinar dois técnicos dos seus quadros. Depois de treinados, os engenheiros eletricistas Francisco Amirton da Ponte Júnior e Elpídio José Borges Câmara, ambos da Coordenação de Energia e Comunicações (CEC) vão elaborar o documento.

 

Os técnicos serão capacitados para a elaboração de planejamento energético relativos a elaboração de balanço energético estadual e nacional, estudos de avaliação e aproveitamento das potencialidades e dos recursos energéticos e estudos de projeção de material energético. A Seinfra aguarda no momento junto à EPE do agendamento da data para o início do treinamento.

 

O acordo, ressaltou Renato Walter Rolim, coordenador da CEC, trará benefícios ao Estado, uma vez que após o treinamento, o Ceará passará a elaborar anualmente o balanço energético utilizando técnicos dos seus quadros. O documento era realizado por empresas contratadas via licitação. O Balanço detalha a evolução, o estágio da oferta e a demanda dos energéticos usados no Ceará e contém informações energéticas e ambientais, incluindo o fluxo energético por fontes primárias e secundários, da produção ao consumo final dos principais setores da economia do Estado.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz  Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)