Ceará ganha primeira policlínica regional nesta sexta-feira

23 de setembro de 2010 - 03:00

 

O Ceará ganhará esta semana a primeira policlínica regional, de um total de 21 em construção, ampliando o atendimento à saúde da população. Mais sete unidades estão em fase de acabamento. As obras que pertencem à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) estão tendo as obras fiscalizadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Seinfra. Nesta sexta-feira (24), às 16 horas, será inaugurada a policlínica regional em Tauá, na Rua Abgail Sidrão de Oliveira, 190. No dia 28 será a entrega da unidade de Baturité, no dia 29, a de Camocim.

 

As policlínicas serão equipadas com aparelhos de mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria. Esses são serviços que a população de 109.8109 habitantes dos municípios de Tauá, Aiuaba, Arneiroz, Parambu terá acesso na policlínica regional em Tauá, sem precisar vir para a capital para utilizar os serviços. A população terá ainda assistência de médicos especialistas em clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, oftalmologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia.

 

Tudo isso também nas policlínicas em Baturité e em Camocim. Em Baturité, a policlínica, como unidade regional, atenderá os 135 mil habitantes dos municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti. Já em Camocim, a policlínica vai ampliar e facilitar o acesso aos serviços de saúde para os moradores de Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e Martinópole.

 

A gestão das policlínicas e dos CEOs é feita através de consórcios públicos de saúde, uma estratégia nova no Ceará, que fortalece a regionalização. Com os consórcios, criados por lei, o custeio e a gestão são compartilhados entre o governo do Estado e as prefeituras dos municípios que integram as microrregiões.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)