Palestras educativas serão realizadas dentro de VLT

4 de outubro de 2010 - 03:00

 

Até quarta-feira (06/10), o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) exposto na Estação João Felipe, no Centro, vai virar sala de aula. O equipamento foi apresentado na última sexta (01.10) à população. Diariamente serão realizadas palestras educativas destinadas aos usuários dos trens sobre a importância do serviço ferroviário e de sua conservação. A proposta das palestras é tentar amenizar atos de vandalismos contra os equipamentos. A primeira será realizada neste sábado, às 10 horas.

 

O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, explicou que a ideia é conscientizar a população para zelar por todo o sistema ferroviário. “Já estamos operando esta semana com os Pidners (trens) remodelados na Linha Oeste, os VLTs já estão chegando e o Metrô deve começar a operar ano que vem. É importante que a população saiba cuidar desse patrimônio que é dela”, enfatizou.

 

O VLT que está exposto na Estação João Felipe é o primeiro de um contrato com a empresa Bom Sinal, de Barbalha, na Região do Cariri, para o fornecimento de mais cinco unidades. O VLT é um transporte urbano sobre trilhos de média para alta capacidade, mais leve que outros meios de transporte ferroviário.

 

Segundo Rômulo Fortes, o primeiro modelo está passando atualmente por testes estáticos, mas até o fim de outubro deve começar os testes dinâmicos, sem público, na Linha Oeste, que liga Caucaia a Fortaleza. A previsão é que em novembro tenha início a operação assistida em que o VLT vai circular das 11 horas às 13 horas, sem a cobrança de passagens, para que sejam testados os equipamentos e o público comece a se adaptar com o novo serviço. A operação assistida deve durar seis meses. A próxima etapa é o início da operação comercial.

 

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183 ou 8724.2147)