Trabalhos de reforço estrutural do Lord Hotel continuam

21 de outubro de 2010 - 03:00

Os serviços de reforço estrutural do Edifício Philomeno Gomes, na esquina das ruas 24 de Maio com Liberato Barroso, no Centro de Fortaleza, estão em fase final. Iniciados em janeiro passado pela Seinfra, os serviços estão reforçando a estrutura da edificação tendo em vista as obras do Metrô de Fortaleza naquela área. Estão sendo feitos serviços de concretagem de vigas e pilares. Uma equipe de 70 operários trabalham na obra. Todos os nove andares do prédio estão passando pelo reforço. O edifício, situado ao lado do Theatro José de Alencar, erguido em 1956 abrigou o Hotel até 1992 sendo fechado desde então.

O prédio está passando pelo serviço com vistas a evitar abalos em sua estrutura por conta das obras de construção de trecho do Metrô de Fortaleza, entre as estações Xico da Silva e José de Alencar. Estão sendo investidos na obra R$ 3,7 milhões. A empresa Concrepoxi Engenharia executa os trabalhos.

O edifício, de nove andares e cerca de 100 apartamentos, foi desapropriado em 2001 pelo Governo do Estado e sofreu processo de tombamento pela Prefeitura em 2006. Como não pode ser demolida, toda a estrutura do prédio está sendo reforçada para resistir aos impactos provocados pela passagem do metrô naquela área. Tanto a parte relativa ao edifício Philomeno Gomes – mais baixa – como a parte do Hotel Lord – mais alta – são formadas por cômodos com área de no máximo nove metros quadrados. Devido a falta de manutenção a edificação apresenta problemas estruturais que poderiam ser agravados devido às obras do Metrô nas proximidades.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)