Seinfra é medalha de ouro em gestão

29 de outubro de 2010 - 03:00

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) foi agraciada com o Troféu Reconhecimento Ouro pela melhor avalição em suas práticas de gestão segundo critérios da Agenda de Gestão do Governo do Estado. A comenda será entregue pelo Governador do Estado no dia 4 de novembro às 10 horas, durante o III Congresso Ceará de Gestão Pública. A premiação além de colocar a Secretaria como uma das referências em gestão, dará à Seinfra a oportunidade de ser capa da próxima edição da Revista Ceará Gestão Pública, 20 vagas para seus servidores no Congresso Ceará Gestão Pública e cinco vagas no Curso de Liderança a ser realizado em dezembro deste ano. A premiação tem como objetivo reconhecer as secretarias estaduais que apresentaram soluções significativas nas suas práticas de gestão, conforme as metodologias estabelecidas pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). A Seinfra foi premiada após ter avaliados os seguintes quesitos: cadastro de pelo menos 9 planos de melhoria; Pontuação do acompanhamento dos planos de melhoria; e a pontuação obtida na primeira e segunda autoavaliação do Gespública.

O objetivo da Agenda de Gestão é estabelecer parceria entre as secretarias do Ceará, bem como os demais órgãos públicos do Estado, de forma a desenvolver ações voltadas para a melhoria contínua da gestão pública, tendo como público alvo as redes de sistemas corporativos das secretarias estaduais. A Agenda enfoca temas específicos como trabalhar e discutir a gestão, desenvolvendo ações inovadoras, com foco no aumento da produtividade e na melhoria do desempenho da máquina pública. Aborda também o fortalecimento e capacitação das redes temáticas dos sistemas corporativos, melhorando a eficiência, eficácia e efetividade estatal, além de disponibilizar novas metodologias, instrumentos e ferramentas de gestão, simplificando os processos.

Os órgãos participantes são avaliados quanto às melhorias por meio da avaliação sistemática do desempenho da gestão, adotando a metodologia do Gespública. O Gespública, criado pelo Governo Federal, foi instituído no Governo do Estado em 2007, quando da criação do Comitê Gestor de Desburocratização integrado pelos secretários-adjuntos das secretarias do Planejamento e Gestão, Fazenda, Educação, Saúde, Segurança Pública e Defesa Social e Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado e Controladoria Geral do Estado.

A terceira edição do Congresso Ceará Gestão Pública, promovido pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) reunirá durante os dias 4 e 5 de novembro secretários estaduais, deputados, prefeitos, dirigentes e gestores, além de acadêmicos, pesquisadores e estudantes da área da administração pública para debaterem tendências e perspectivas além de apresentarem experiências de boas práticas que estão sendo disseminadas na gestão pública.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)