Reforma do Palácio da Abolição tem entrega prevista para o dia 10

5 de novembro de 2010 - 03:00

O Palácio da Abolição, inaugurado em 1970 e tombado pelo Patrimônio Histórico estadual por ser exemplar típico do Movimento Moderno da arquitetura brasileira, voltará a ser sede do Governo do Estado depois de mais de 20 anos. É que a reforma do equipamento entra em sua fase final e está prevista para ser entregue no próximo dia 10, com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) é o órgão interveniente técnico das obras, respondendo pela fiscalização.

O Palácio da Abolição forma um conjunto com o Mausoléu Castello Branco. A edificação é tombada pelo Estado, em processo que foi apresentado ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural em maio de 2004.

Com um investimento da ordem de R$ 19,5 milhões, as obras de reforma do prédio compreendem novo revestimento do fosso externo; construção de duas guaritas, de um auditório com 198 lugares (no subsolo do predio principal); restauração de todos os elementos de madeira e esquadrias; execução de um novo sistema de climatização; novas instalações hidrosanitárias, elétricas, dados e voz, som; implantação de uma nova iluminação externa; instalação de divisórias do prédio principal e anexo.

O novo Palácio deve abrigar, no primeiro pavimento, o gabinete do Governador, do secretário-chefe da Casa Civil e do chefe de Gabinete do Governador, além de sala de reunião, cerimonial. No prédio anexo serão instalados os setores administrativos do Gabinete do Governador, da Casa Civil e da Casa Militar. O gabinete do Governador terá auditório para 132 lugares com palco e plataforma elevatória, central de monitoramento do Palácio, sala de espera, galeria de arte, biblioteca e salão de eventos voltados para uso público e eventos culturais e turísticos. Os recursos para a execução do projeto fazem parte das ações de recuperação do patrimônio histórico contemplados pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e Tesouro Estadual através da Secretaria do Turismo (Setur).

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes
(Josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)