Miniusina de álcool estará funcionando em 2011 no município de Barbalha

22 de novembro de 2010 - 03:00

A construção de uma Unidade-Escola Sucroalcooleira – Miniusina de Álcool na cidade de Barbalha está em ritmo bem acelerado e faz parte de um projeto para o desenvolvimento tecnológico da cana-de-açúcar na Região do Cariri. A Miniusina servirá como laboratório para estudos no setor da cultura canavieira, para levantar, cada vez mais, a qualidade e o fortalecimento da terra, além de manter a tradição na fabricação da rapadura, que, ainda hoje, é tida como a melhor rapadura do Nordeste. O Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), fiscaliza as obras, que têm estimativa de conclusão para o primeiro semestre de 2011.

 

A unidade trará um incentivo aos produtores de cana-de-açúcar, como um avanço na fabricação de rapadura, álcool, açúcar mascavo, rapadura em tablete e outros derivados, sem se falar na capacitação da mão-de-obra e qualificação dos jovens, bem como na geração de emprego e renda no setor canavieiro em Barbalha.

 

A obra está praticamente na fase de conclusão e até o final do ano poderá ser inaugurada. No próximo ano, a miniusina já estará trabalhando a questão da cana-de-açúcar com uma nova visão de cultura no Cariri. O investimento aponta recursos da ordem de R$ 472.321.25. A iniciativa do Governo do Ceará vem, cada vez mais, valorizar a cultura canavieira, que ainda é bastante cultivada na cidade de Barbalha, com as moagens de vários engenhos de rapadura.

 

A fábrica-escola terá uma capacidade de fabricação de 220 litros de cachaça artesanal tipo exportação por dia; 22,5 litros de álcool carburante; e 500 quilos de rapadura (ou) açúcar mascavo por dia. Essa unidade da mini-usina em Barbalha vai dar um importante incremento à economia e criação de novas vagas no setor canavieiro do município.