Primeiro píer do TMUT deve operar no primeiro trimestre de 2011

1 de dezembro de 2010 - 03:00

O primeiro berço do novo píer do Pecém deve operar já partir do primeiro trimestre de 2011. A expectativa é do secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, que acompanhou o governador Cid Gomes em visita às obras do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) na manhã desta terça-feira (30), junto com o presidente da CearáPortos, Erasmo Pitombeira e técnicos da obras. O TMUT terá dois berços atracação com capacidade para receber navios de grande porte, podendo desembarcar em seu pátio  de 87 mil metros quadrados, cerca de 75 a 100 conteíneres por hora. O grupo assistiu a operação da dragra que está realizando o transporte de areia do alto-mar para formar o aterro hidráulico do pátio.

“A obra está dentro do cronograma e por isso esperamos colocar em operação o primeiro berço de atracação já no primeiro trimestre do próximo ano e em abril já devemos receber o primeiro navio  com o carvão quer vai servir à térmica da MPX, também em construção e que prevê sua inauguração  para maio próximo.” destacou o secretário para quem os esforços estão sendo redobrados para que não ocorram atrasos nos trabalhos de forma a liberar o atual pátio de cargas para a refinaria.

Conforme técnicos da Cearáportos e da empresa de engenharia responsável pela obra explicaram ao Governador e comitiva os trabalhos de construção avançam dentro do esperado.  O prolongamento do quebra-mar está atualmente com 985 metros dos seus e  1.000 metros de extensão. Das 275 estacas que formarão o aterro para o pátio de estocagem, já foram colocadas 165 e 30 blocos de ancoragem já foram também colocados. O prolongamento da ponte de acesso, outra frente de trabalho da obra de expansão do Terminal Portuário do Pecém, de 348 metros já conclui a implantação do seu último vão. Com a ampliação a capacidade estimada de movimentação de conteineres será ampliada dos atuais 250.00 TEUS/ano para 760.000bTEUS/ano.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes ( josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br. 85 31013763)