Seinfra apresenta projetos de mobilidade urbana em seminário de infraestrutura

1 de dezembro de 2010 - 03:00

p { margin-bottom: 0.21cm; }td p { margin-bottom: 0cm; }a:link { }

Os projetos desenvolvidos pela Seinfra para oferecer a infraestrutura necessária para a realização Copa do Mundo de Futebol em 2014 em Fortaleza, como o VLT Parangaba-Mucuripe, as duas novas estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, a duplicação da CE-040, o alargamento das CE-453 e 025 estão tendo um bom encaminhamento. A situação de cada um dos projetos foi apresentada na noite desta terça-feira (30) pelo secretário adjunto da Seinfra, Otacílio Borges Filho, durante o seminário Regional das Obras de Infraestrutura Viária, de Transporte, Esporte Turismo para 2014 realizado na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) promovido pela Associação Brasileira dos Engenheiros Civis do Ceará (Abenc), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Ceará (Ibape) e Sinduscon-CE. A apresentação foi compartilhada com o secretário de Esportes do Estado, Ferrúcio Feitosa, que mostrou detalhes do projeto de reforma de ampliação e modernização do Estádio Castelão e de sua área de entorno.

 

Para uma plateia composta por engenheiros e representantes de entidades do setor da construção civil e universidades, Otacílio Borges destacou que o segmento de mobilidade urbana, um dos mais importantes itens, tem tido atenção especial do Governo do Estado de forma a atender não somente aos encargos da Fifa, entidade promotora da Copa, mas à população após a competição. Citando uma das obras mais importantes na área de transportes, Otacílio Borges citou a implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) ligando a estação de Parangaba ao bairro ao Mucuripe, cujos estudos já foram inciados. O equipamento vai melhorar o acesso à orla marítima de Fortaleza onde estão situados grandes hotéis e uma grande adensamento, populacional.

 

Paralelo ao estudo da linha, de 13 km de extensão, 10 estações de passageiros e que deve transportar 90 mil passageiros por dia, os cinco trens movidos à Diesel que comporão o sistema trens estão sendo construídos por empresa situada na cidade de Barbalha. O custo da implantação será de R$ 265 milhões. Também dentro das melhorias do sistema metroviário de Fortaleza estão incluídas duas novas estações da Linha Sul do Metrô: Padre Cícero e Juscelino Kubitschek orçadas em R$ 35 milhões. O secretário adjunto discorreu ainda sobre os trabalhos realizados na Linha Sul do Metrô, que deve começar a operação assistida no próximo ano, e o andamento das melhorias nas principais rodovias estaduais que dão acesso à capital. Ao final da apresentação os secretários responderam à perguntas feitas pelos participantes. O seminário prossegue até quinta-feira (2).

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes ( josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br . 85 31013763)