Detran recebe prêmio pela Escola de Trânsito

7 de dezembro de 2010 - 03:00

A iniciativa do Detran de instalar a Escola de Educação para o Trânsito foi merecedora do XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, categoria Empresa Regional Nordeste, concedido em 2010. Concorreram ao prêmio categoria Empresa 47 projetos de todo o País. O prêmio foi entregue na última quinta-feira, durante solenidade em Curitiba, realizada no Teatro Paulo Autran.

Na edição 2010, foram concedidos 33 prêmios nacionais e regionais de 6 categorias: Cidade, Empresa, Geral, Imprensa, Motorista Profissional e Transportadora de Cargas e/ou Passageiros. O júri que escolheu os trabalhos na Categoria Empresa foi integrado por Armando Mariante Carvalho, Vice-presidente do BNDES; Jorge Abrahão de Castro, Diretor de Estudos e Políticas Sociais do IPEA; Paulo Resende, Diretor de Desenvolvimento da Fundação Dom Cabral (Nova Lima, MG).

Os vencedores nessa categoria foram os seguintes: Nacional: Fundación Mapfre (São Paulo); Regional Sul: Detran-SC (Florianópolis); Regional Sudeste: Polícia Rodoviária Federal (Contagem, MG); Regional Centro-Oeste: Detran-MS (Campo Grande): Regional Nordeste: Detran (Fortaleza); Menção Honrosa DPA ? Manufacturing Brasil Ltda. (Goiânia)
e Detran-GO (Goiânia).

O Estado do Ceará possui 8 milhões de habitantes, uma frota de aproximadamente 1,5 milhão de veículos e 1,2 milhão de pessoas habilitadas. Entre 2006 e 2009, os acidentes de trânsito fizeram 3.995 mortos, sendo 904 motociclistas. Nesse cenário, o Detran-CE criou em 2009 a Escola de Educação para o Trânsito com o objetivo de sensibilizar de forma lúdica crianças e jovens para adquirir atitudes e posturas cidadãs no trânsito.

A Escola de Educação para o Trânsito tem duas ações distintas: o Centro Interativo de Educação para o Trânsito, que proporciona às crianças de 6 a 16 anos o aprendizado das regras e normas de trânsito por meio de brincadeiras com equipamentos pedagógicos, e a Unidade Móvel, um microônibus que transporta para bairros de Fortaleza e outras cidades cearenses uma minicidade de 9 m², em que as crianças podem brincar guiando carrinhos com controle remoto pelas ruas e avenidas dessa cidade de brinquedo.

Com 900 m² , a estrutura da escola conta com uma Brinquedoteca, em que os alunos das escolas públicas e privadas, através de inscrição via e-mail, têm a oportunidade de dirigir miniaturas de veículos. As crianças podem construir cidades com blocos de montar Lego para perceber a sua relação com a comunidade e com a cidade onde vivem. O investimento para a realização da escola ficou na faixa de R$ 780 mil.

Já para a Unidade Móvel, o investimento foi de cerca de R$ 315 mil, sem o valor do veículo. A Unidade Móvel já percorreu mais de 70 cidades do interior e dezenas de bairros de Fortaleza. Em 12 meses, mais de 3 mil crianças passaram pela Brinquedoteca. A proposta é ambiciosa e contínua: fazer parte do processo de formação do cidadão.

Assessoria de Imprensa e comunicação do Detran.CE
Jornalista responsável: Paulo Ernesto Saraiva Serpa