Descarregador do Pecém começa a operar em 2011

15 de dezembro de 2010 - 03:00

Os primeiros componentes do Descarregador Contínuo de carvão mineral que estão sendo fabricados na China, Dinamarca e Suécia deverão desembarcar no Ceará no primeiro trimestre de 2011. O Descarregador será instalado no Terminal Portuário do Pecém e a primeira operação com carga está prevista para julho do mesmo ano. Dois engenheiros da Secretaria foram enviados à Suécia e China a fim de verificar o andamento das obras do equipamento. Conforme o cronograma dos trabalhos o embarque dos componentes da China e Suécia rumo ao Porto do Pecém acontecerá no início de fevereiro de 2011. A chegada dos componentes no pecém está prevista para março.

 

Na Suécia são fabricados os sistemas elétrico, de automação e controle, e eletro-hidráulico, bem como as roscas transportadoras, os motores de todos os acionamentos, os transportadores vertical e horizontal, a cabeça de alimentação. Os trabalhos foram inspecionados pelo engenheiro Roberto Alencar Araripe, da Coordenadoria de Transportes e Obras da Seinfra no período de 26/11 a 2/12.

 

Na Dinamarca é fabricada a cabine de operação e seu sistema de movimentação. Na China são fabricadas todas as estruturas metálicas do pórtico, os trucks de translação, os caixões das lanças horizontal e vertical, cujo andamento está sendo realizado pelo engenheiro marco ximenes, também da CTO. Todo o Projeto de engenharia do Descarregador Contínuo ou CSU (Continuous Ship Unloader) foi desenvolvido na Suécia com acompanhamento de uma equipe da Seinfra. Os serviços se encontram com 57,4% executados.

Quanto aos preparativos para o recebimento e montagem dos componentes, a Seinfra já definiu com o fabricante a área a ser utilizada para os trabalhos de estocagem e montagem, em maio do próximo ano serão desmontadas as instalações da empresa Takraf no Berço Interno do Piéer 1 para liberação da referida área, no inicio de março, o GSU existente será transladado da extremidade oeste para práximo da junção Ponte – Péer 1, também para liberação da área citada. A empresa Takraf iniciará em janeiro de 2011 os trabalhos de realinhamento, nivelamento e torqueamento dos trilhos comuns ao CSU para possibilitar as movimentações de translação. O Sistema Elétrico para alimentação do CSU a partir da Subestação do Píer 1 já está pronto, e foi executado dentro do Contrato da Correia Transportadora.

O equipamento, licitado pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), integrará o sistema de transporte do mineral para empreendimentos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e representa um investimento de R$ 23 milhões. O descarregador é do tipo contínuo, com capacidade para 2.400 Ton/hora, e será instalado no Berço Interno do Píer 1, do Terminal Portuário, sendo destinado às operações de descarregamento do carvão mineral a ser lançado na correia transportadora, também em execução, para ser utilizado como insumo da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Termelétrica da MPX que se instalam naquele Complexo. O equipamento transportará com a maior segurança possível, o carvão mineral das embarcações até a correia transportadora de minérios – que já está em fase de instalação, para que o material chegue isoladamente na usina termelétrica e na siderúrgica.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes ( josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br .85 31013763)