Melhorias na acessibilidade de prédios públicos continuam

28 de dezembro de 2010 - 03:00

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) vem desenvolvendo o Projeto de Adequação dos Espaços Públicos às Normas de Acessibilidade, permitindo a melhoria das condições de acesso físico aos prédios públicos por pessoas portadoras de deficiência. O projeto integra o Programa Ceará Acessível lançado no ano passado. As ações nesse sentido foram iniciadas com a elaboração de 90 diagnósticos da situação dos acesso, em parceria com a Associação Técnico-Cultural Engenheiro Paulo de Frontin (Astef) acrescido de dois diagnósticos encaminhados à Secretaria pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE). Essas avaliações serviram de base para o desenvolvimento de 31 projetos arquitetônicos cujas obras se encontram em diferentes fases de execução.

Os projetos arquitetônicos beneficiam os prédios das seguintes entidades: Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sistema Fundação Universidade Estadual do Ceará (Uece/Funece), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Departamento de edificações e Rodovias ( DER), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Conselho de Educação do Ceará (CEC), Instituto de Saúde dos Servidores do Ceará (Issec), Secretaria do Esporte (Sesporte), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Secretaria da Justiça e Cidadania( Sejus), Superintendência Estadual do meio Ambiente (Semace), Fundação núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Centrais de abastecimento do Ceará (Ceasa), Centro de Humanidades da Uece, Parque de Exposições Agropecuária de Sobral (Exponorte/SDR), Terminais Rodoviários Dr. José Ribamar Cavalcante (Ubajara), José Wellington F. Melo (Guaraciaba do Norte), Governador Gonzaga Mota (São Benedito, as sedes da Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) nos campus Cidao, Derby e Betânia (Sobral), Instituto de Educação do Ceará (IEC) e Theatro José de Alencar (TJA).

Dentro desse trabalho a Secretaria elaborou ainda o Guia de Acessibilidade em Espaços Públicos e Edificações, com orientações aos profissionais das áreas de Engenharia e Arquitetura e demais interessados, quando da execução dos projetos, evitando assim adequá-los após a sua construção, resultando em economia dos recursos públicos. O guia teve primeira edição de 2.000 unidades esgotada, sendo distribuído a pedido para outros municípios e outros Estados do País.

 

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

ascom@seinfra.ce.gov.br 85-3216.3763