Lula garante refinaria no Ceará

29 de dezembro de 2010 - 03:00

p { margin-bottom: 0.21cm; }

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Ceará nesta quarta-feira (29) onde lançou a pedra fundamental da refinaria de petróleo Premium II no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Lula, que cumpria um de seus últimos compromissos na Presidência, voltou a garantir que o Ceará terá uma refinaria, um empreendimento fundamental para atender a demanda por combustível, junto com as refinarias do Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A entrega da refinaria está prevista para 2017 e a produção prevista é de 300 mil barrios diários. devendo gerar até 20 mil empregos. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da refinaria aconteceu nesta manhã, às 11 horas, na área onde será construída e contou ainda com as presenças do governador Cid Gomes, do secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, de diretores da estatal, deputados federais, estaduais, vereadores , prefeitos e lideranças indígenas.

A refinaria, que se destinará agora ao atendimento do consumo interno, integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e produzirá óleo diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e combustível para navios. O investimento de US$ 11 bilhões.

A Seinfra está investindo para oferecer a infraestrutura necessária ao empreendimento e outros que se instalarão no CIPP, como a Siderúrgica. Dessa forma deverá ampliar ainda mais o Terminal Portuário do Pecém, mediante a construção de uma nova ponte de acesso e quatro berços de atracação para a refinaria e um prolongamento do quebra-mar, e ainda o desvio de um trecho da Rodovia Estruturante CE-085, entre outras obras cujo investimento deverá atingir cerca de R$ 1,14 bilhão.