Adail Fontenele é empossado na Seinfra

4 de janeiro de 2011 - 03:00

O governador em exercício, Domingos Filho, deu posse nesta segunda-feira (03) aos novos secretários de Estado. Durante a cerimônia, no Palácio Iracema, foi lido o termo de posse publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (03). Francisco Adail de Carvalho Fontenele, assinou no termo de posse dando continuidade ao trabalho à frente da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) da qual é titular desde o início do primeiro governo de Cid Gomes. O Governador não compareceu à cerimônia já que estava em Brasília para a posse de ministros. A cerimônia contou com as presenças de deputados estaduais, federais, políticos e representantes da sociedade civil.

Francisco Adail de Carvalho Fontenele nasceu em Viçosa do Ceará em 21 de novembro de 1949. É casado com Maria Assunção Miranda Fontenele e tem três filhos. É formado em Engenharia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos, com especialização em Saneamento pela UFC.

Iniciou suas atividades no Serviço Público em 1974 ao ingressar na Prefeitura de Fortaleza como engenheiro da Empresa de Urbanização de Fortaleza (Emurf), assumindo por quatro meses a presidência da mesma, tendo sido responsável pelas obras de acesso ao Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão). Em 1976 assumiu a direção do Departamento de Limpeza Pública (DLP), ficando no cargo até o final de 1985. Ingressou no Magistério Público Superior em 1977, sendo professor da Uece. Presidiu a Emlurb de 1989 até 1991, saindo desde órgão para exercer o cargo de secretário do Desenvolvimento Urbano do Ceará (SDU). Em 1994 assumiu a Secretaria do Transporte, Energia, Comunicação e Obras do Estado (Seteco). No ano seguinte assumiu a diretoria-geral da Assembleia Legislativa do Estado, de onde saiu em 2007 para ser titular da Seinfra.

A Secretaria da Infraestrutrura é responsável pelas áreas de Transportes, Obras, Energia e Comunicações definidas pela Reforma Administrativa do Governo atual, através da Lei 13.875, de 7 de fevereiro de 2007, alterada em 09 de novembro de 2007, pela Lei 14.005. Tem como missão desenvolver políticas públicas de Infraestrutura, viabilizando e coordenando a gestão de programas e suas execuções, com vistas ao desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará. São órgãos a ela vinculados: Detran-Ce, DER, Metrofor, Cegás e Cearáportos.