Seinfra analisa cronograma de obras para os próximos quatro anos

12 de janeiro de 2011 - 03:00

O secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, se reuniu no final desta quarta-feira, dia 12, com superintendentes, presidentes e coordenadores dos órgãos vinculados à Seinfra – DER, Detran-CE, Cearáportos, Metrofor e Cegás – para tratar da definição de cronograma e metas para as diversas obras tocadas pelo novo governo nos próximo quatro anos. O Secretário revisou a situação de todas as obras estejam em andamento, em projetos ou em processo de licitação. Os cronogramas serão reunidos e apresentados ao Governador Cid Gomes.

Dentre as obras analisadas estão a Linha Sul do Metrô de Fortaleza cujas obras civis deverão estar prontas ainda em julho deste ano. A linha terá 24,1 km de extensão e 18 estações. Serão cerca de 5 mil passageiros transportados. Estão sendo investidos cerca de R$ 1,7 bilhão na obra. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor – realiza a remodelação da Linha Oeste, que liga o Centro de Fortaleza à Caucaia, cujas obras civis estão praticamente concluídas . Está em fase de licitação elaboração o projeto executivo do Ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe devendo a obra ser licitada ainda este ano.

O Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém – TMUT – avança dentro do programado devendo inaugurar seus dois primeiros berços de atracação ainda no primeiro trimestre deste ano. A estrutura que abrigará os píeres de atracação de navios e o pátio de estocagem, está sendo ampliada em mais 1.000 metros quando atingirá um total de 2.700 metros de extensão. As obras estão recebendo um investimento de R$ 400,5 milhões. Além dessa obra o Terminal também estão sendo implantados um Bloco de Utilidades. Outros projetos com a implantação de um scanner, a ampliação da capacidade de geração de energia, um Terminal Intermodal de Cargas e uma nova expasão do porto estão sendo preparadas. Também foram analisadas obras a serem feitas pelo Detran, como  a recuperação de terminais de passageiros, construção de postos regionais do órgão, postos da Polícia Rodoviária do Ceará, abrigos, passarelas e escolas de trânsito. A Companhia de Gás do Ceará – Cegás – e o Departamento de Edificações e Rodovias – DER- também expuseram seus projetos.

.