VLT do Cariri concorre a pr?mio de sustentabilidade

24 de janeiro de 2011 - 03:00

O Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT do Metrô do Cariri, implantado pelo Governo do Estado entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato no final de 2009, é um dos 10 finalistas na categoria Transportes do GreenBest, o maior prêmio de sustentabilidade brasileiro. É a primeira vez que um prêmio de sustentabilidade é desenvolvido no Brasil permitindo votação popular em larga escala e integrando a web e as redes sociais na votação. Os vencedores do GreenBest passarão a ser reconhecidos como os melhores do país em sua área de sustentabilidade, tornando-se ainda mais a referência nacional em relação a este importante tema. O GreenBest é realizado pelo Greenvana, empresa líder em sustentabilidade para o mercado de consumo no Brasil.

 

Caso o VLT do Cariri seja eleito o melhor de sua categoria receberá o troféu GreenBest e diploma, em cerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio deste ano, quando todos os resultados serão amplamente divulgados na mídia nacional. Serão dois prêmios em cada categoria, um por voto popular, e outro por votação oficial da Academia GreenBest, formada por especialistas no tema. A votação popular iniciou-se no dia 17 último. As condições de disputa do Prêmio GreenBest são públicas e serão as mesmas para todos os concorrentes. Os votos passaram a ser computados desde o dia 17 de janeiro no site www.greenbest.com.br.

 

São os seguintes as empresas  finalistas  e seus respectivos projetos: Companhia Paranaense de Energia – Copel (Táxi elétrico); CPFL Energia (Programa de Veículos Elétricos); DPaschoal (Economia Verde); Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo -EMTU/SP (Ônibus movido a hidrogênio); Ford (Ford Fusion Hybrid); Governo do Estado do Ceará (Veículo Leve sobre Trilhos (VLT do Metrô do Cariri); Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) (Ônibus movido a hidrogênio); TAP Portugal (Programa de Compensação de Emissões); Volkswagen (Gol Ecomotion); e Zazcar (Compartilhamento de carro).

Transporte moderno
A implantação do Metrô do Cariri foi feita pela Empresa Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), tendo em vista a necessidade de revitalizar os ramais ferroviários ociosos no Estado para o transporte de passageiros ao mesmo tempo que tivessem a capacidade de gerar progresso, desenvolvimento sócio-econômico e a consequente superação dos desequilíbrios regionais.

O Metrô tem uma extensão total de 13,9 km. É um transporte de média capacidade e grande conforto utilizando veículos tipo VLT, denominados TRAM (Transporte Rápido Automotriz).  São nove estações ao longo do eu percurso. O material rodante é composto por duas composições com tração diesel hidráulica mecânica, formada por dois carros equipados com ar condicionado e capacidade para transportar 330 passageiros por composição a uma velocidade de 60km/h.

 

O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19 horas, fazendo um total de 42 viagens/dia entre as cidade de Juazeiro do Norte e Crato. O percurso é feito em 40 minutos. Atualmente são transportados cerca de 1.200 passageiros por dia e a passagem custa R$ 1,00.