Castelão poderá gerar energia solar

10 de fevereiro de 2011 - 03:00

Uma parceria entre a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e a ampresa alemã KfW pode resultar na produção de energia solar visando a Copa  do Mundo FIFA Brasil 2014, que tem Fortaleza como uma das cidades-sede para os jogos. A ideia é utilizar a coberta do estádio Plácido Castelo, o Castelão, para servir de base a uma estrutura de painéis fotovoltaícos, responsáveis pela transformação da energia solar em elétrica. Além do atrativo ambiental, o Estado não teria ônus na implantação.

O titular da Coordenadoria de Enegias e Comunicações da Seinfra (CEC), Renato Rolim, destaca que empresa, durante reunião realizada no último dia 8 com representantes da Seinfra e da Secretaria Especial da Copa (Secopa), apresentou o projeto. “Os recursos para o projeto virão da própria KfW”, diz Rolim, acrescentando que o estudo de viabilidade do projeto deverá ser concluído até agosto deste ano.

A previsão é de que os painéis instalados sobre a futura coberta do Castelão produzam uma energia de aproximadamente 2,0 MW (MegaWatts), o suficiente para abastecer em torno de 1.800 residências com consumo estimado de 80 kWh (Quilo Watt/hora). A Seinfra, responsável pelo monitoramento e produção do modelo energético do Estado, acompanhará todas as etapas do projeto.

Além do Castelão, a consultora da KfW, Christiane Kunze, destaca que projetos semelhantes foram apresentados aos responsáveis pelas obras dos estádios Maracanã, no Rio de Janeiro, e Mineirão, em Minas Gerais. O foco está na captação de recursos da “Copa Verde”, que garante aporte de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a projetos que visem a redução dos impactos ambientais com as construções.

 

 

Mais informações

Marcos Cavalcante -Ascom/Seinfra

(marcos.cavalcante@seinfra.ce.gov.br)

3216.3764