Governo e Petrobras reunem-se para incentivar economia local

15 de fevereiro de 2011 - 03:00

O governador Cid Gomes e parte de seu secretariado reunem-se amanhã, 16 de fevereiro, com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, para apresentar a empresários e entidades de classe do Ceará o projeto da “Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras”. Entre os objetivos da reunião, com início às 10 horas,  na residência oficial, está fomentar, entre o empresariado cearense, ações para que parte dos produtos consumidos pela multinacional  de energia venham do Estado.

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) organizou uma lista com representantes de entidades de classe e empresários de setores estratégicos, como o metalúrgico e o da construção civil, para o encontro de amanhã.  “A Petrobras quer fomentar a criação de uma cadeia de indústrias e serviços de fornecedores”, destaca Adail Fontenele.

Para o Estado, o titular da Seinfra destaca que, além da vantagem econômica de impulsionar a economia com a venda dos produtos e serviços, a proposta da multinacional brasileira incentiva a realização de projetos importantes para o Estado. Entre eles estão a capacitação de uma mão-de-obra especializada para trabalhar nos fornecedores; e a implementação de obras como rodovias.

A perspectiva econômica é importante devido ao aporte de recursos que a Petrobras planeja investir na sua cadeia de fornecedores. São US$ 224 bilhões, aproximadamente R$ 370 bilhões no período 2010-2014, sendo 95% do total a ser gasto no País e outros 5% no exterior. Além do Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia integram o plano de investimentos da companhia.

Programa de metas da Petrobras
Pronta implantaçao da Rede de Melhoria de Gestão da Cadeina Nacional de Fornecedores da Petrobras e sua governança;
A formalização do estabelecimento de parcerias e termos de cooperação entre as diversas entidades da rede para a operacionalização dos programas de trabalho previstos;
A expansão da rede de aproximação, incorporação e participação de governos e instituições estaduais, regionais e municipais e, principalmente, de empresas fornecedoras;
Investimentos da ordem de US$ 224 bilhões no período 2010 a 2014, sendo 95% no País.

Marcos Cavalcante – Ascom Seinfra
(85) 3216-3764 e (85) 8818-7664