Ceará se habilita para receber investimentos da Petrobras

16 de fevereiro de 2011 - 03:00

O Governo do Estado, mediante a Seinfra e outros órgãos estaduais, está fazendo todos os esforços no sentido de fornecer à Petrobras a infraestrutura necessária para que a refinaria e outros investimentos da estatal se consolidem no Ceará. A garantia foi dada pelo secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, que participou hoje (16) da reunião com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, o governador Cid Gomes, empresários, líderes de classe e dirigentes governamentai, em torno do projeto de criação da Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras no Ceará.

Reforçando as palavras do presidente da Petrobras, que apontou ser imprescindível que o empresariado cearense se habilite a participar dos investimentos da Estatal no Estado, Adail Fontenele apontou que o Estado tem dado sua contribuição mediante ações que vão desde a capacitação de mão-de-obra para os diversos empreendimentos que se instalam no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O secretário citou como exemplos a implantação do Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC) e 127 escolas de Educação espalhadas pelo Interior e os investimentos na expansão do Porto do Pecém mediante a construção do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), que investe R$ 440 milhões – devendo concluir sua primeira etapa ainda este ano -, e outros projetos de ampliação que já estão em estudos.

 

A refinarias de petróleo do tipo Premium II, a ser implantada pela Petrobras, produzirá 300 mil litros de barris/dia e receberá investimento de US$ 11 bilhões. Sua produção de óleo diesel servirá para exportação e mercado brasileiro. O Governo do Estado está cuidando de toda a infraestrutura para permitir a implantação do projeto no CIPP. Para isso, desviará 13 Km da rodovia estruturante (CE-085), bem como conclui trecho do Eixão das Águas que, além da refinaria, atenderá todos os empreendimentos que serão implantados do CIPP.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Seinfra