Audiência Pública em Caucaia apresenta Complexo Industrial do Pecém

22 de fevereiro de 2011 - 03:00

Hoje (22), às 14 horas, será realizada em Caucaia a segunda audiência pública que apresentará à população o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) referente ao Complexo Industrial do Pecém (CIP). O evento será no auditório da  Associação das Filhas do Coração Imaculado de Maria (FCIM), na Rua Coronel Correia, 2718 e é promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ontem (21), em audiência pública em São Gonçalo do Amarante, o secretário Adail Fontenele, da Infraestrutura do Estado, destacou que, tendo em vista o grande número de empreendimentos em implantação no Complexo Industrial do Pecém (CIP), o Governo está buscando capacitar a mão de obra técnica necessária para preencher vagas como pedreiros, carpinteiros e outros técnicos. Um dos locais destinados para a capacitação será o Centro de Treinamento Técnico  do Ceará (CTTC), com previsão de conclusão das obras civis prevista dezembro. Parcerias com prefeitura e governo federal  e os responsáveis pelos empreendimentos serão buscadas para otimizar a capacitação e garantir emprego. A Refinaria Premuim II da Petrtrobra e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) são exemplos de empreendimentos que precisarão de mão-de-obra qualificada.

Audiências
As audiências públicas apresentam e discutem com a população os projetos que se desenvolvem no CIP, ou diretamente na área onde moram, ou em regiões próximas. O Ibama, que presidirá as duas audiências públicas, emitirá posteriormente um Parecer Técnico quando da análise do EIA/RIMA.
A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), responsável pelo plano diretor de todo o empreendimento, explanará as ações e objetivos que serão desenvolvidos na área correspondente ao Complexo Industrial do Pecém. O engenheiro Roberto Araripe representa a Seinfra na apresentação dos trabalhos.

Na área de 7.446 hectares estão previstas a implantação de uma siderúrgica (Companhia Siderúrgica do Pecém); de uma refinaria (Premium II, da Petrobras), além de uma usina Termoelétrica; e uma área destinada à implantação de empresas (Zona de Processamento de Exportação, e demais empresas e indústrias que virão com a implementação das indústrias de base. Juntos, os dois maiores empreendimentos – siderúrgica e refinaria – planejam investir US$ 15 bilhões em seus projetos, gerando em toda a cadeia produtiva mais de 120 mil empregos diretos e indiretos.

O Governo do Estado, desde novembro de 2009, criou o Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais do CIPP (GMAIS-CIPP). Entre os objetivo do grupo, composto por técnicos de secretarias governamentais, é o de tratar adequadamente eventuais impactos econômicos, sociais e ambientais decorrentes da implantação do CIPP, compatibilizando-o aos interesses das comunidades locais e sociedade em geral. O GMAIS foi oficializado por meio do Decreto 30.102, de 3 março de 2010 .

Mais informações
Marcos Cavalcante – Ascom Seinfra
85 32163764