Seinfra implementa aviso de pagamentos inédito no Governo

24 de maio de 2011 - 19:53

A Secretaria da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra-AL) solicitou à Secretaria da Infraestrutura do Ceará informações referentes ao sistema de controle das Finanças, Estoque e Gestão de Contratos. O sistema da Seinfra-CE, inédito no Governo, inova ao consolidar a implementação de um novo sistema de comunicação aos fornecedores/empreiteiros que realizam serviços, entrega de materiais e obras à secretaria.

Segundo o coordenador da Coordenadoria Administrativa Financeira (CAF), Cesário Mendes, a medida possibilita que as empresas saibam com maior eficiência o empenho da despesa  e a data do pagamento pelo Estado. O sistema informa com exatidão os valores recebidos, o número da conta-corrente  e os respectivos descontos agilizando, assim, os processos de emissão da Nota Fiscal e das certidões negativas por parte das empresas. A implementação atende projeto do Governo do Estado de modernização e simplificação dos processos administrativos que, neste caso, a Seinfra está sendo pioneira.

Segundo Cesário, a secretaria ganha em economia de materiais de expediente, em ligações telefônicas e, também, ganho de tempo de seus servidores, que não mais precisam atender aos telefonemas dos dirigentes das empresas interessadas em saber a data de seus pagamentos. “O envio por e-mail da liberação do empenho reforça princípios administrativos da eficiência, impessoalidade e publicidade dos atos com redução de custos do Estado”, destaca. A perspectiva da CAF é a expansão da metodologia de aviso para órgãos vinculados, como o Metrô de Fortaleza, e prefeituras conveniadas.

Apesar de parecer simples o envio do e-mail, a problemática estava em retirar os dados autorizativos de pagamentos da Secretaria da Fazenda e disponibilizá-los em tempo hábil para o envio às empresas. Em fevereiro deste ano teve início um projeto-piloto com as empresas Clean Serv, EIT, Koch/Normatel e Serval. A base de todo projeto logístico foi construída pelo setor de informática da Seinfra, e totalmente posta em prática às empresas no final do mês de abril. “Somos a primeira secretaria do Estado a implantar esta metodologia”, destaca Cesário.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)