Seinfra e Funceme lançam Atlas Solarimétrico do Ceará

7 de julho de 2011 - 19:28

Todas as informações sobre a incidência de radiação solar no Estado, desde 1963, estão reunidas do Atlas Solarimétrico do Ceará, lançado nesta semana pelo Governo Estadual. O estudo, solicitado e financiado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foi realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O lançamento do Atlas aconteceu nesta quetrta-feira (6),durante a abertura do evento All About Energy, que acontece no Centro de Convenções até o dia 8 de julho.

“A Secretaria de Infraestrutura, por ser responsável por toda a parte de investimentos energéticos do Estado, sentiu a necessidade de um estudo mais detalhado sobre a energia solar. Conversamos com a Funceme, que já recolhe as informações em suas PCDs (Plataformas de Coleta de Dados) e solicitamos o Atlas. Tendo esta ferramenta e com a divulgação dela, obviamente os investidores na área aparecerão”, argumentou Renato Rolim, coordenador de Energia e Comunicação da Seinfra.

O Atlas Solarimétrico do Ceará mostra os usuários qual a variação durante o ano da incidência de radiação solar no Estado. Ele foi desenvolvido a partir das modelagens numéricas da Funceme e disponibiliza informações mensais e anuais sobre o tema desde 1963, gerando, inclusive, uma climatologia específica da variação dos dados de energia solar. As informações do Atlas encontram-se publicadas em mídia digital. A publicação impressa do documento está sendo feita pela Casa Civil.

Complexidade
“É um estudo complexo que considera a influência da qualidade da quadra chuvosa, por exemplo, na quantidade de radiação que incide no Ceará, ou seja, o estudo mostra que num determinado ano em que choveu acima da média, a incidência foi menor que num ano seco. Esta informação, casada com o prognóstico da estação chuvosa emitido anualmente pela Funceme em janeiro é bastante importante para quem planeja uma produção energia solar no Estado”, explica Meiry Sakamoto, assessora técnica da Funceme.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)