Novos aeroportos incrementarão turismo e negócios

22 de julho de 2011 - 19:28

O Governo do Estado está construindo dois novos aeroportos que se tornarão importantes fatores de integração entre as regiões cearenses, contribuindo ainda para o incremento do turismo interno, externo e de negócios. São os aeroporto regional de São Benedito e o Internacional do Polo Turístico de Jericoacoara, no município de Cruz. O aeroporto de Aracati também passou por reformas, já concluídas, e aguarda apenas a data para inauguração. Há ainda projetos executivos sendo elaborados para a construção de aeroportos regionais em Canindé e Itapipoca. O Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra, supervisiona os trabalhos. O plano de investimento do Governo do Estado em aeroportos regionais baseia-se na premissa de um aeroporto homologado no raio máximo de 100 km de cada sede municipal.

O Aeroporto Regional de São Benedito, com investimentos da ordem de R$ 6 milhões, atendera à  demanda da Serra da Ibiapaba. O aeroporto vai oferecer uma pista de pouso e decolagens de 1.500 metros de extensão por 30 metros de largura, além de pátio de taxiamento de aeronaves, balizamento noturno, serviço de combate à incêndios (Secinc), terminal de passageiros, estacionamento para veículos e obras de paisagismo.

Um dos grandes destinos turísticos do Estado, as praias de Jericoacoara serão beneficiadas diretamente com a construção de um aeroporto de padrão internacional no vizinho município de Cruz, distante apenas 9 km da famosa praia de Jericoacoara e 18 km da sede do município. O aeroporto receberá investimento partilhados entre Governo do Estado e Ministério do Turismo em sua primeira etapa da ordem de  R$ 44 milhões para a construção de pista de pouso e decolagem e pátio de taxiamento. Para o terminal de passageiros, que está em fase de licitação, deverão ser aplicados R$ 12 milhões. Quando concluído o aeroporto poderá receber voos charters da Europa e Estados Unidos.

Litoral Leste
O aeroporto de Aracati, distante 140 km de Fortaleza, passou por obras de ampliação da pista de pouso e decolagem de 900 metros para 1.800 metros e um novo terminal de passageiros também foi finalizado, aguardando a inauguração. Uma equipe da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) responsável pela homologação da pista, é aguardada. Foram investidos pelo Governo do Estado R$ 12 milhões nas obras.

O objetivo é dar nova dinâmica ao turismo do litoral Leste do Estado e apoio aos empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Beberibe,Icapuí, Fortim e  Canoa Quebrada, em Aracati.

Saiba mais:

-Os serviços e reforma e ampliação dos aeroportos do Estado são fiscalizados pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra.
-O Governo do Estado administra atualmente os seguintes aeroportos regionais: Camocim,  Jericoacoara, Itapipoca, Aracati, Russas, Quixadá, Iguatu, Tauá, Campos Sales, Limoeiro do Norte, São Benedito e Sobral.
-Os aeroportos Internacional Pinto Martins (Fortaleza) e o Regional de Juazeiro do Norte são de responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Ascom Seinfra
Marcos Cavalcante/Luiz Guedes