Secretário Lucio Gomes visita obras do VLT e da CE-010

6 de outubro de 2017 - 00:58

O secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, como tem feito semanalmente, percorreu na manhã desta quinta-feira (5) trechos da obra do VLT Parangaba-Mucuripe e da CE-010, conhecida como estrada da Sabiaguaba.

O primeiro ponto visitado foi a Estação Pontes Vieira, onde está sendo retomada a construção de uma passarela sobre a Via Expressa. Depois, o Secretário, acompanhado do coordenador de Transporte e Obras, André Pierre e da engenheira civil, Alexsandra Martinez, seguiu para a Estação São João do Tauape, localizada no cruzamento da linha férrea com a rua Capitão Melo – essa Estação se encontra com trabalhos iniciais. Em seguida, o grupo conferiu a construção da nova ponte sobre o Riacho Tauape, por onde vão passar duas linhas de trilhos. 

Esse trecho da obra, da Av Borges de Melo, em direção ao Mucuripe, foi retomado depois de novo processo licitatório, realizado no último mês de agosto e está dividido em três lotes: o primeiro que corresponde a construção de quatro viadutos ferroviários, um elevado e duas pontes. O segundo engloba a implantação e conclusão de estações e passarelas. Já o terceiro contempla as obras nas vias férreas e acessos. O valor previsto dos três lotes é de aproximadamente R$ 98 milhões.

O secretário Lucio Gomes também acompanhou a execução dos trabalhos na passagem inferior da Avenida Borges de Melo, outro contrato da obra de implantação do VLT. Nesse ponto, a obra segue avançando de forma satisfatória e a abertura do túnel deve ocorrer até o final do ano. “O ritmo de execução nos dá segurança para que, até dezembro, a gente já tenha trânsito liberado nesse trecho da Avenida Borges de Melo”, observa o titular da Infraestrutura.

1textoAvanços do VLT
O objetivo do Governo do Ceará tem sido colocar o VLT pra funcionar, ligando pontos de forma contínua, favorecendo o deslocamento da população. Por conta disso, o trecho que liga as estações Parangaba e Borges de Melo já está em operação assistida, com o transporte de passageiros de forma gratuita, inclusive com VLT rodando em duas vias.

 

Estrada da Sabiaguaba
A segunda obra visitada pelo secretário Lucio Gomes, nesta quinta-feira, foi a CE-010. “Essa obra é de grande importância, não só para Fortaleza, mas para toda a Região Metropolitana, já que vai possibilidar a ligação entre os Portos do Pecém e Mucuripe, de forma mais ágil e segura”, destaca Lucio Gomes. O Secretário percorreu o trecho da CE-010 que encontra-se em execução no município do Eusébio. A visita incluiu vistoria no acesso ao Polo Industrial e Tecnológico de Saúde – PITS, que já está com 96% de execução. “Os trabalhos na CE-010 seguem acelerados e já estão com mais de 80% de obra concluída”, informa o coordenador de Transportes e Obras, André Pierre.

3texto