Juntos por Fortaleza: Governo e Prefeitura anunciam investimento de quase R$ 2 bilhões em ações

17 de novembro de 2017 - 19:21

Gestores estaduais e municipais se reuniram no Palácio da Abolição, na manhã desta sexta-feira (17), para o lançamento do Juntos por Fortaleza. A novidade consiste no conjunto de ações integradas entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza para a criação de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida da população. Em apresentação conjunta da parceria, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram investimentos da ordem de R$ 1,851 bilhão para o primeiro eixo de atuação do plano, que contempla mobilidade, urbanismo e meio ambiente.

A ideia é acelerar os planos em andamento e desenvolver novas obras, reformas e planejamentos na Capital. No primeiro eixo apresentado nesta sexta-feira, os benefícios para os cidadãos fortalezenses envolverão a urbanização de lagoas, comunidades e áreas preservadas, a reforma de áreas de lazer e esporte, obras de mobilidade, drenagem e abastecimento de água, dentre outras políticas, todas com recursos dos tesouros Estadual e Municipal. Em outros momentos, serão anunciados outros investimentos em estruturas para Segurança, Saúde, Educação e Cultura.

Camilo Santana destacou que o compromisso selado pelo Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza tem como principal objetivo dar mais agilidade às principais ações executadas na Capital, como também tirar do papel e transformar em realidade diversas demandas e soluções para melhorar o cotidiano de milhares de cearenses.

“Estamos construindo uma parceria de forma mais planejada. Muitas das ações apresentadas aqui eram sonho de muito tempo para a cidade. Quem ganha com essa parceria é a população de Fortaleza. Num momento difícil da economia brasileira, nós vamos injetar algo em torno de R$ 1 bilhão para 2018, apenas ações deste primeiro eixo. Isso significa geração de oportunidade de emprego, movimentação do setor da construção civil, mão de obra para a população e desenvolvimento da economia”, detalhou o governador.

Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o Juntos por Fortaleza é “produto de um esforço fiscal da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará” para buscar uma constante de investimentos e assegurar o desenvolvimento para cidadãos e cidadãs que habitam a Capital.

“Hoje tratamos de um eixo específico que trata de ações de urbanismo, de mobilidade e de meio ambiente. Dentro disso, elencamos quais eram as obras prioritárias para serem realizadas. É um investimento alto, dividido em projetos que existem e novos projetos, expectativas e sonhos da cidade. Vamos, por exemplo, duplicar a Avenida Sargento Hermínio e revitalizar a Lagoa da Parangaba. Governo e Prefeitura, em aliança com os poderes legislativos, vão viabilizar uma série de melhorias para os próximos anos”, explicou.

Participaram ainda do lançamento do projeto Juntos por Fortaleza o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, o senador José Pimentel, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, deputados federais, deputados estaduais, secretários estaduais e municipais, vereadores de Fortaleza, além de lideranças municipais, movimentos sociais e organizações não-governamentais.

Fotos por © DAVI PINHEIRO / GOV DO CEARA