Seinfra publica licitação para Terminal de Passageiros do Novo Aeroporto Regional de Sobral e obras de pista e acesso avançam

23 de novembro de 2020 - 09:30 # # #

Iniciadas há pouco mais de dois meses, as obras de construção do Novo Aeroporto Regional de Sobral, na Zona Norte do estado, avançam para mais uma etapa, com o lançamento da licitação para construção do terminal de passageiros. A data de recebimento das propostas está marcada o dia 17 de dezembro, às 09:30, na Comissão Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado – PGE.

Enquanto isso, os trabalhos de implantação da pista e do acesso seguem avançando. No momento, estão sendo realizados serviços de terraplenagem na área, que possui 143 hectares e fica a 13 quilômetros da Av. Perimetral de Sobral.

A estratégia para viabilização do empreendimento Novo Aeroporto Regional de Sobral prevê a sua execução através de três licitações, em princípio. A principal, já finalizada e com serviços em andamento, prevê a implantação da pista de pouso e decolagem de 1.800m x 30m, acesso de 2,7 km, pátio de aeronaves, taxiamento, balizamento noturno e SESCINC (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio).

A segunda licitação, que está com edital publicado, tem como objeto a construção do Terminal de Passageiros. E um terceiro certame será lançado, oportunamente, para aquisição de mobiliário e equipamentos.

Veja como será o novo aeroporto:

“Esse projeto, prioridade para o Governador Camilo Santana, será fundamental para ajudar no desenvolvimento econômico não só de Sobral, mas de toda a Zona Norte. Será um aeroporto bem mais amplo e moderno, com capacidade para atender as atuais e futuras necessidades dessa região do estado, que conta com indústrias, universidades, hospitais e outros equipamentos de abrangência regional”, explica o Secretário da Infraestrutura do Estado, Lucio Gomes.

Nesta primeira etapa, foi contratado o Consórcio RF/JZ, formado pelas empresas R. Furlani Engenharia Ltda. e JZ Engenharia e Comércio Ltda. Para a execução dos serviços, está sendo priorizada a mão de obra local – atualmente, há 148 colaboradores contratados. A estimativa é que a obra seja concluída no início de 2022.

Plano urbanístico

Quando o novo aeroporto entrar em operação, a área do atual aeródromo será integrada à malha urbana de Sobral. “Esse vai ser mais um importante efeito da mudança do aeroporto, pois vai permitir o prolongamento de algumas ruas e avenidas, ligá-las a Avenida Perimetral, incorporando vários hectares ao perímetro urbano, já adensado. Será uma revolução na urbanização daquele lado da cidade”, completou o Secretário Lucio Gomes. Para isso, um plano de reutilização dos 17,3 hectares foi entregue pelo Governo do Estado à Prefeitura de Sobral, no intuito de colaborar na promoção da integração do espaço do atual aeroporto à cidade, através de uma ocupação ordenada, gerando desenvolvimento econômico e social.