Novo Aeroporto Regional de Sobral é entregue para impulsionar o desenvolvimento regional

2 de abril de 2022 - 12:25 # # #

Conquista para população da Região Norte cearense, o novo Aeroporto Regional de Sobral foi entregue pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra), nesta sexta-feira (1°). O empreendimento, localizado a cerca de 13 km da sede do município, tem capacidade para receber aeronaves de porte médio.

Participaram da inauguração o governador Camilo Santana; a vice-governadora Izolda Cela; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; o titular da Seinfra, Lucio Gomes; o ex-governador do Ceará e ex-Ministro da Fazenda, Ciro Gomes; e outras autoridades, entre prefeitos de cidades vizinhas, deputados cearenses, lideranças locais e representantes do setor produtivo.

O Estado do Ceará investiu R$ 70 milhões para construir e equipar o Aeroporto, além de oportunizar melhorias viárias para o acesso. Iniciativa que eleva a um novo patamar econômico uma região com mais de 800 mil habitantes – somando o quantitativo populacional do Sertão de Sobral e do Litoral Norte.

“A região já merecia um bom aeroporto que pudesse ter voos comerciais. Entregamos hoje este belo equipamento dentro do padrão exigido pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]. Já solicitamos a regulamentação e temos conversado com companhias aéreas nacionais para criar voo comercial para cá, como criamos para Jericoacoara e Aracati. Este equipamento traz desenvolvimento e oportunidades. Esse é o papel do Estado”, afirmou o governador Camilo Santana.

“Esta obra é um exemplo daquelas ações que muito nos desafiam, que são obras estruturantes, que têm serventia no presente, mas também pavimentam a estrada para o futuro. Muitas coisas para o crescimento só podem acontecer, como crescimento econômico, quando as condições existem. O aeroporto para nós e para nossa região tem um valor muito grande”, reforçou a vice-governadora Izolda Cela.

Impulsionando o desenvolvimento

Instalado numa área de 180 hectares, o empreendimento conta com pista de pouso e decolagem de 1.800m de extensão por 30m de largura. Também possui estacionamento, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um Terminal de Passageiros, com área construída de aproximadamente 2 mil m².

Para o conforto de profissionais e passageiros, o terminal dispõe de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de venda de bilhetes e check-in, controle de voo, além de banheiros e espaço para quiosques e lanchonete.

“Já demos entrada no sistema da Agência Reguladora com o pedido de homologação do novo aeroporto. Com relação à pista, acessos e pátio, todos os testes e ensaios apresentaram resultados mais satisfatórios que o exigido nas normas. Este Terminal tem um layout capaz de receber qualquer voo comercial do Brasil. Na sequência, receberemos vistoria para início das operações”, ressaltou Lucio Gomes, secretário da Seinfra, agradecendo a todos que contribuíram na construção. “O novo Aeroporto vai estimular a implantação de novos empreendimentos, colocando Sobral e a Zona Norte em um outro patamar de desenvolvimento”, completou.

A área de 180 hectares, adquirida para implantação do novo aeroporto abriga também uma unidade de combate a incêndios, além de uma usina fotovoltaica. A usina vai assegurar sustentabilidade energética ao empreendimento e será capaz de alimentar toda a sua demanda operacional.

O novo Aeroporto homenageia Luciano de Arruda Coelho, advogado, intelectual e um dos entusiastas da criação da Fundação Vale do Acaraú, que posteriormente foi transformada em universidade estadual.

“Uma obra acalentada pelo povo de Sobral há muito tempo. O aeroporto é uma porta para o futuro que não está distante. Muitas coisas e desejos de empreendimentos eram impedidos de se instalarem aqui pela falta de aeroporto [do porte]”, pontuou Ivo Gomes, abraçando os familiares do homenageado.

O acesso ao empreendimento ficou mais fácil com a construção da CE-555, que homenageia a educadora sobralense Maria José Santos Ferreira Gomes, que se dedicou também a obras sociais. A estrada, de 2,7 km, liga o aeroporto à CE-178, na altura do acesso ao distrito de Patriarca.

Operação

A entrega marca um novo momento para o Aeroporto, que deve receber vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que faz parte do processo de homologação para operação de voos comerciais.

Orgulho para os sobralenses

O servente Francisco Luziano trouxe a família para conferir o Aeroporto que ele ajudou a construir. Ele mora na Mutuca, comunidade próxima ao empreendimento. “Para mim, foi uma maravilha ter sido construído bem perto da gente. É maravilhoso”, comemorou.

Segundo o secretário Lucio Gomes, durante o pico de trabalho na obra foram empregados cerca de 300 trabalhadores. “Com muita emoção e comoção, um obrigado profundo ao governador Camilo Santana, que entra para a história como um dos maiores governadores. Porque a diferença que faz o Ceará, ao contrário de mandar todo mundo embora, chama de volta os nossos irmãos que foram trabalhar na construção civil e em restaurantes no Sudeste”, registrou Ciro Gomes.

Além dos depoimentos, a solenidade também foi marcada pela homenagem que os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Jereissati dedicaram ao governador Camilo Santana. As crianças cantaram músicas com a participação da Brinquedoteca do Didi e mediação da Escola de Música de Sobral.

Sobral ocupa 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb).

Aeroporto antigo

A cidade já contava com um aeroporto que, a partir desse momento, passará por um processo de desativação. Para isso, será necessário um período de adaptação e de transição. Com a entrada em operação do novo aeroporto, a área do atual aeródromo será integrada à malha urbana de Sobral.

Nesse sentido, o Governo do Ceará elaborou um plano de reutilização dos 17,3 hectares. O objetivo é colaborar na promoção da integração do espaço do aeroporto antigo à cidade, através de uma ocupação ordenada, gerando desenvolvimento econômico e social.