Secretário Executivo de Energia da Seinfra fala sobre energia limpa e acessível, no programa O Povo Educação

12 de novembro de 2021 - 14:18 # # #

O potencial de energias renováveis do Ceará foi tema do programa O Povo Educação, realizado nesta semana, com a participação do secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Adão Linhares. Durante a entrevista, o Secretário falou sobre a capacidade de produção e o crescimento da energia limpa no Nordeste e no Ceará. O programa tem o objetivo de facilitar a utilização do conteúdo jornalístico no ambiente escolar.

“No Nordeste, temos uma grande fonte de produção de energia limpa, com características de abundância, de fonte inesgotável que nunca vai se acabar. Enquanto houver sol, vento e a terra girando em torno do seu eixo, teremos energia renovável, limpa, que não tem impacto ambiental e não suja”, explicou Adão Linhares.

Linhares destacou também o potencial de geração própria do Ceará. “A busca do estado por uma fonte de energia se estende há mais de 20 anos. Esse processo tem tornado não só o Ceará, mas o Nordeste também, grandes produtores de energia eólica e solar. Só o Ceará tem hoje a capacidade de instalação energética de cerca de 2 GW, com potencial de 643 GW de energia solar fotovoltaica, 94 GW de energia eólica em terra e 117 GW de energia eólica no mar, isso nos 573 km do estado do Ceará. Ainda temos um potencial híbrido (sol e vento) de 137 GW de produção energética”, revelou.

Segundo o Secretário, o Ceará é privilegiado. “Somando todo o nosso potencial instalado de energia, dá para atender mais ou menos três vezes e meia o que o Brasil precisa hoje. O estado é privilegiado, tem um litoral com muito vento, sol, e ainda tem um cinturão solar raro, um dos poucos lugares que tem essas características de abundância. A ideia é transformar o excedente de energia solar e eólica em hidrogênio verde e mandar para todo o mundo. O hidrogênio está se tornando uma solução para o nosso futuro. É um grande orgulho ter a capacidade de retirar essa energia da natureza para ser utilizada e transformada em energia elétrica”, comemorou.