Seinfra entrega investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão em obras e equipamentos, no Porto do Pecém, realizados nos últimos dez anos

10 de fevereiro de 2022 - 18:15 # # #

Foto tirada antes da pandemia.

Entre os principais investimentos estruturantes do estado do Ceará, as obras realizadas diretamente pela Secretaria da Infraestrutura no Porto do Pecém trouxeram benefícios importantes à operação de cargas e aprimoraram a infraestrutura do terminal portuário, que conta com localização privilegiada e estratégica. As obras, entregues, oficialmente, nesta quinta-feira (10), pelo governador Camilo Santana, incluíram a ampliação e pavimentação do quebra-mar, a construção de uma nova ponte de acesso, a implantação de mais três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres, além de outras ações de modernização para melhorias do Terminal Portuário do Pecém.

Dentre os trabalhos, destaca-se a segunda ampliação do porto, que passou a contar com nova ponte, com 1.520 metros de extensão que permite o tráfego de caminhões carregados com placas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP); e com os novos berços de atracação 7, 8 e 9 (equipamentos voltados para operação com carga geral e produtos da CSP).

“Essas obras se somam a outros equipamentos, já em plena operação, que garantem mais infraestrutura ao terminal e o elevam a um patamar dos mais qualificados do Brasil. Foram melhorias que envolveram recursos da ordem de 1,3 bilhão, ao longo de dez anos, incluindo projetos e gerenciamento, de fontes como o BNDES e o Tesouro Estadual”, explica o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes.

Os investimentos também incluíram a construção do prédio do Corpo de Bombeiros e a aquisição de equipamentos que incrementaram, ainda mais, a movimentação de cargas, através do terminal portuário cearense. São eles: os carregadores de placas, descarregador de minérios (instalado no píer 1); e a correia transportadora de minério de ferro, que tem capacidade de movimentar 2.400 toneladas por hora.

Foto tirada antes da pandemia.

Como parte da modernização do Terminal Portuário do Pecém e dos serviços complementares, também foram realizados investimentos para suprimento de energia elétrica para carregadores de placa, containers refrigerados, iluminação externa; implantação de sistema de automação e controle para permitir operações eficientes e seguras; suprimento de água potável; sistema de combate a incêndio; sistema de sonorização; controle de acessos e monitoramento de atracações e parâmetros ambientais, entre outros.

No período, importantes obras de infraestrutura voltadas para o Porto tem sido executadas, por vinculadas da SEINFRA, ou em parceria com outras Secretarias, destacando-se a chamada Rodovia de Placas, a duplicação da CE-155 e a ampliação da ZPE.