Secretário da Infraestrutura assina Termo de Compromisso de Coleta Seletiva Solidária

7 de junho de 2023 - 16:56 # # #

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), por meio do secretário Antônio Nei, assinou, na manhã desta quarta-feira (7), o termo de Compromisso que visa implantar a coleta seletiva solidária. O documento determina a destinação correta dos resíduos sólidos gerados pela secretaria à Associação de Catadores e Catadoras Raio de Sol, dentro do programa Coleta Seletiva Solidária da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). O coordenador de Planejamento Joaquim Firmino e a arquiteta da Coordenadoria de Transportes e Obras Marillaque Cabral, ambos colaboradores da Seinfra, também assinaram o termo como testemunhas. A solenidade ocorreu em comemoração ao Dia Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

“O Ceará já dispõe de servidores comprometidos com a causa e isso nos dá ânimo. Este é um trabalho fruto de um compromisso que indiretamente envolve também saúde e, principalmente, meio ambiente. Este momento é um despertar para todos nós que no dia a dia não entendemos bem ao fundo os impactos que no meio ambiente”, destacou o secretário Antônio Nei de Sousa.

O termo estabelece que a Seinfra assume o compromisso de destinar à associação materiais recicláveis classificados como não perigosos, a exemplo de papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, por meio da implementação de coleta seletiva para fins de reciclagem.

Na oportunidade, também assinaram o termo de compromisso a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), além da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), que assinaram a renovação do termo.

Sobre a Coleta Seletiva

A Coleta seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual 32.981/2019, que considera a importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta, na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e a emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.