Projeto da Seinfra concorre a Troféu Painel, de energia e transportes

19 de junho de 2023 - 16:58 # # #

O projeto de implantação de sistemas fotovoltaicos em 32 escolas públicas do Estado do Ceará concorre ao Troféu Painel, uma premiação que destaca profissionais, empresas e órgãos governamentais, que desenvolvem projetos de infraestrutura de energia e de transporte. O troféu é uma realização do Instituto Besc de Humanidades e Economia (BESC). A votação está aberta e segue até o dia 30 de junho (sexta-feira), no site (https://institutobesc.org/eventos/painel/trofeupainel2023/). A ação do Governo do Ceará, desenvolvida por meio da Secretaria da Infraestrutura em parceria com a Secretaria de Educação, visa estimular a geração de energia baseada em fontes renováveis e incentivar a sustentabilidade no ambiente escolar. 

“Estamos muito felizes com essa indicação, pois o projeto das escolas é uma iniciativa muito nobre e eficiente, visto que faz parte das ações da atual política de sustentabilidade energética do governo do Ceará. Além de trazer eficiência energética para algumas escolas, a instalação dos sistemas fotovoltaicos significa redução de custos com energia elétrica promovendo economia para o Estado”, celebrou o secretário da infraestrutura, Antonio Nei. 

A estimativa de economia nas contas de energia elétrica, quando todas as 32 escolas estiverem com os sistemas em funcionamento, é de aproximadamente R$ 1 milhão, por ano. Os recursos investidos, no valor de R$ 8,8 milhões, são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará – FIEE, administrado pela Seinfra. Das 32 escolas, 29 já estão gerando energia solar. As outras 3 instituições estão em fase de conclusão de implantação dos sistemas. As usinas contam, ao todo, com 3.500 placas solares. 

A implantação dos sistemas fotovoltaicos é resultado da atual política energética do Estado, que prioriza as fontes renováveis de energia, contribuindo com a sustentabilidade ambiental. Também atende uma das premissas do Governo do Estado que é de que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e eficiência energética, proporcionando mais economia nas contas de energia, expandindo a capacidade de geração própria e contribuindo para a modernização das instalações elétricas dos órgãos e entidades da administração pública.