Conselho do FIEE aprova instalação de energia solar no Cambeba e na Ceasa Ceará

23 de junho de 2023 - 15:55

Responsável por incentivar a geração de energia a partir de fontes renováveis, o Conselho Gestor do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética (COGEFIEE) aprovou, por unanimidade, projetos para reduzir os custos com energia elétrica em Fortaleza e no interior do Ceará. A reunião, presidida pelo secretário da Infraestrutura Antônio Nei de Sousa, aconteceu nesta quinta-feira (22), na sede da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra).

Na ocasião, o grupo composto por representantes da Seinfra, Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), REDE-NIT, Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), aprovou ações que visam contribuir com a sustentabilidade ambiental, bem como com a modernização da infraestrutura elétrica dos órgãos e entidades da administração pública.

“Nosso objetivo é encaminhar os projetos já existentes para execução e criar novas ações seguindo a atual política energética do Estado, que prioriza as fontes renováveis de energia, contribuindo com a sustentabilidade ambiental. Projetos como os que foram aprovados, além de proporcionar mais economia nas contas de energia e expansão da capacidade de geração própria para o governo do estado, também beneficiam de forma direta e indireta a população cearense, visto que colabora com a preservação do meio ambiente e gera mais oportunidades para a economia social”, explica o secretário Antonio Nei.

Projetos aprovados

O projeto de instalação de uma usina fotovoltaica na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), no entreposto de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi a primeira ação aprovada pelos membros do COGEFIEE durante a reunião. Atualmente, a unidade consome uma média de 6.411.379,065 kWh/ano. A usina projeto deve abater 20% do seu consumo mensal, totalizando 1.333.273,59 kWh/ano e um abatimento médio de R$ 600 mil na fatura ao ano.

Ainda na pauta, o grupo aprovou a aquisição de medidores compatíveis para as três escolas que ainda aguardam o início da operação da última etapa do projeto que engloba as 32 instituições da rede estadual com sistemas de energia solar. O projeto, encabeçado pela Seinfra, concorre ao Troféu Painel, do Instituto Besc de Humanidades e Economia (BESC), dedicado aos profissionais, empresas e órgãos governamentais que desenvolvem projetos de infraestrutura de energia e de transporte.

Na oportunidade, outro projeto também deferido pelo conselho, foi a implantação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede solar para atendimento do consumo do prédio SEINFRA/SRH, no Centro Administrativo do Cambeba, em Fortaleza. A iniciativa visa converter o potencial energético a favor da gestão pública, podendo gerar uma economia de quase R$ 13 mil ao ano (a partir de uma potência projetada de 380 kWp).

A implantação dos sistemas fotovoltaicos é resultado da atual política energética do Estado e também atende uma das premissas do Governo do Estado que é de que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e eficiência energética.

Sobre o FIEE

Os recursos investidos para a execução dos projetos são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará – FIEE, que é administrado pela Seinfra.