Projeto da Seinfra vence premiação nacional de Infraestrutura e Logística
5 de julho de 2023 - 15:23
Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) do Ceará conquistou o Troféu Painel (Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística) de 2023. Com o projeto de implantação de sistemas fotovoltaicos em 32 escolas públicas no Ceará, a Seinfra foi a mais votada na categoria Empreendimento Público.
Com intuito de premiar profissionais, empresas e órgãos governamentais desenvolvem projetos de infraestrutura de energia e de transporte, o troféu é promovido pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia (BESC). A Seinfra venceu na categoria com 595 votos obtidos durante consulta aberta ao pública e realizada entre os dias 15 a 30 de junho.
Das 32 escolas, 29 já estão gerando energia solar. As outras 3 instituições estão em fase de conclusão de implantação dos sistemas. As usinas contam, ao todo, com 3.500 placas solares.
O secretário Antônio Nei de Sousa comemorou a conquista da premiação. “Esta é uma iniciativa muito nobre e eficiente, visto que faz parte das ações da atual política de sustentabilidade energética do governo do Ceará. Além de trazer eficiência energética para algumas escolas, a instalação dos sistemas fotovoltaicos significa redução de custos com energia elétrica promovendo economia para o Estado”, comentou o gestor.
A estimativa de economia nas contas de energia elétrica, quando todas as 32 escolas estiverem com os sistemas em funcionamento, é de aproximadamente R$ 1 milhão por ano.
Os recursos investidos, no valor de R$ 8,8 milhões, são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (FIEE), administrado pela Seinfra.
A cerimônia de entrega do troféu será realizada no dia 21 de novembro durante a abertura do encontro do PAINEL 2023, em Brasília.
Mais sobre o projeto
A implantação dos sistemas fotovoltaicos é resultado da atual política energética do Estado, que prioriza as fontes renováveis de energia, contribuindo com a sustentabilidade ambiental. Também atende uma das premissas do Governo do Estado que é de que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e eficiência energética, proporcionando mais economia nas contas de energia, expandindo a capacidade de geração própria e contribuindo para a modernização das instalações elétricas dos órgãos e entidades da administração pública.