Ceará apresenta experiência da Cegás com biometano a representantes do Espírito Santo

19 de agosto de 2024 - 12:36 # # # #

 

Um encontro virtual, realizado nesta segunda-feira, 19, com representantes do Ceará e do Espírito Santo, destacou a experiência da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) na distribuição de biometano. Na reunião, foram abordados os principais desafios e como é a representatividade dessa experiência a nível nacional e internacional.

A conferência reuniu o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston, e o Vice-Governador Capixaba e Secretário da SEDES, Ricardo Ferraço. Participaram também da audiência o Diretor-Presidente da CEGÁS, Miguel Nery; Secretário Executivo de Energia e Telecomunicação, Dickson Araújo; Celso Guerra, Sub. Secretário da SEDES; Alexandre Venturim, Diretor-Presidente ARSP; Debora Niero, Diretora de Regulação de Gás e Energia ARSP e a Gerente de Suprimento e Transporte de Gás da CEGÁS, Thaís de Melo.

Pioneira no Brasil, a CEGÁS começou a distribuir o biometano em dezembro de 2017 e a injetar na sua rede em junho de 2018. Hoje, o insumo representa quase 15% no volume de distribuição da companhia cearense. Dessa forma, a CEGÁS conseguiu diversificar o seu portfólio de suprimento e oferecer um produto renovável, o que é importante para esse movimento de transição energética.

O biometano distribuído pela CEGÁS é proveniente do uso de resíduos sólidos do Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. O energético é produzido pela GNR Fortaleza.

Sua distribuição ao consumidor em geral foi possível a partir da regulação criada em 2017, especificando as características que o gás natural renovável precisaria ter para ser distribuído na rede das concessionárias como biometano.