Propostas para as obras de construção do TMUT são apresentadas

25 de setembro de 2008 - 03:00

Quatro consórcios e uma empresa apresentaram suas propostas – habilitação e preços – nesta quarta-feira (24) à Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para as obras de construção do Terminal de Múltiplo Uso do Pecém, o TMUT. A obra está orçada em R$ 342,3 milhões. O secretário da Infra-estrutura do Estado, Adail Fontenele, destacou que as boas perspectivas se confirmaram uma vez que as empresas buscaram mais informações acerca da licitação, dirimindo as principais dúvidas, provocando o êxito da segunda licitação. Na primeira licitação, em agosto passado, nenhuma empresa apresentou proposta para a obra, orçada na ocasião em R$ 301.5 milhões. Quanto ao reajuste do preço, o Secretário esclareceu que este já estava previsto com a aplicação da tabela de preços de insumos vigente. A Secretaria também foi representada na ocasião pelo secretário adjunto, Otacílio Borges e pelo coordenador de Transportes e Obras, Gerardo Santos.

Os documentos entregues à Comissão pelas empresas, os consórcios CR Almeida/Ônix/ARG, Enterpa/ECL/Tucumann, Ivai/Marquise, Contern/Cetenco/Codrasa e a empresa Triunfo, serão entregues agora para a Seinfra quando passarão por avaliação quanto aos seus aspectos técnicos. Logo depois retornam à Comissão. O resultado da habilitação das empresas, quando são constatadas a situação econômica, financeira, jurídica e técnica das concorrentes, deverá ser na próxima quarta-feira, dia 1.º de outubro. Caso não haja nenhum recurso por parte dos concorrentes, as propostas de preços podem ser divulgadas também naquela data. Em ambos os casos (na fase de habilitação ou de divulgação do vencedor), caso o resultado seja questionado por qualquer dos concorrentes o prazo máximo é de dez dias para divulgação.

O Terminal de Múltiplo Uso, que faz parte do projeto de expansão do porto com vistas ao recebimento de grandes empreendimentos, como a refinaria e a siderúrgica -, deverá estar concluído até 2010. As obras envolvem o prolongamento de mil metros do quebra-mar existente; a construção de dois berços de atracação; a implantação de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; e a ampliação da ponte que dá acesso ao terminal; a instalação de energia elétrica, entre outras.