Governador autoriza sábado obras para expansão do Terminal Portuario do Pecém
18 de novembro de 2008 - 03:00
As obras de ampliação constam de prolongamento de 1.000 metros do quebra-mar existente, que passará a ter um total de 2.770 metros; construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700,00 metros de cais acostável visando acomodar navios contêineres de última geração; e implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados.
Está prevista ainda a ampliação da ponte que dá acesso ao terminal, em 363 metros de extensão, com pista dupla, passeio, guarda-rodas e sistema de iluminação; instalação de energia elétrica, abrangendo geração de energia, alimentadores, subestação, distribuição de media tensão e baixa tensão, tomadas, para contêineres frigorificados, água tratada, telefonia, telemática, sistema de combate a incêndio e sistema de contrôle automatizado das instalações. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de cumprimento para 2.523 metros. Está prevista ainda a implantação de edificação para balança rodoviária, prédio de apoio operacional/administrativo, casa de bombas de incêndio, subestação e guarita.
Desde sua inauguração, as operações com carga geral e contêineres no Terminal Portuário vem sendo realizadas no píer siderúrgico (TSID) que foi originalmente concebido para atender a movimentação de graneis sólidos e carga geral. Assim, com sua capacidade já praticamente suturada para a realização de movimentação de contêineres, além da utilização integral do Píer 1 para matérias primas e produtos siderúrgicos, o novo Terminal será especializado para movimentação de carga conteinerizada e carga geral, com características técnicas que possibilitarão a utilização de equipamentos mais modernos de forma a garantir mais eficiência operacional. Com este novo píer, o Terminal Portuário terá dois berços de atracação e capacidade para atender navios porta-contêineres de quarta geração. O Complexo é administrado pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), vinculada a (Seinfra).
O secretário Adail Fontenele assinou o contrato com o consórcio Marquise/Ivai, vencedor da licitação para a construção da obra. A obra já obteve o licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente Ibama. O contrato foi assinado pelos representantes da empresas consorciadas, Aristarco Sobreira (Marquise) e Ângelo Augusto Mendes (Ivai), estabelece que as obras deverão ficar prontas num prazo de 24 meses, a partir da assinatura da Ordem de Serviços.