Ceará já alcança 121,8 MW de potência eólica

2 de fevereiro de 2009 - 03:00

O Ceará recebeu neste mês de janeiro a sua mais nova usina de produção de energia eólica, elevando a produção de energia a partir da força dos ventos para 121,8 MW. No último dia 31 começou a operar a UEE Foz do Rio Choró, na Tabuba, no município de Beberibe, com potência instalada de 25,2 Megawatts (MW). Com esse novo empreendimento, de propriedade da SIIF Energies do Brasil Ltda, o Ceará fica mais perto de alcançar os 518,33 MW de potência em geração eólica neste ano e se tornará o principal estado produtor dessa energia no País.

Desse total, 500,93 MW são oriundos dos 14 parques eólicos, que estão sendo implantados desde 2007 e 17,4 MW, de três parques instalados na década de 90. Este ano entrará em funcionamento, o restante dos 14 parques eólicos do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) do Governo Federal. Até agora, das 14 usinas seis entraram em funcionamento, restando oito, que devem ser inauguradas ao longo deste ano. A atual potência instalada mantém o Ceará na segunda colocação no País na produção de energia eólica. O Rio Grande do Sul lidera o ranking nacional de produção eólica com 200 MW.

Em 2008 foram implantadas no Ceará as usinas de Energia Eólica de Beberibe (Beberibe) de 25,60 MW de potência; Lagoa do Mato e Canoa Quebrada (Aracati), com 13,73 MW; Paracuru (Paracuru), com 23,40 MW; e Taiba-Albatroz (São Gonçalo do Amarante), com 16,50 MW, todas implantadas mediante o Programa de Incentivo as Fontes de Energia Alternativas (Proinfa).

O Governo estadual tem feito todos os esforços no sentido de consolidar essa matriz energética no Ceará mediante investimentos na infraestrutura para implantação destes parques, incentivando os investidores e buscando uma maior inserção dessa fonte alternativa na política energética do País. Além das usinas eólicas, o Governo do Estado tem se preocupado em implantar toda a cadeia produtiva do setor, como indústrias de torres, de pás e de serviços desta área, de forma a gerar mais empregos para os cearenses. Para tanto tem buscando investidores e servido como indutor de negócios nesta área.

O Governo do Estado, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) está dando pleno apoio à instalação dos projetos, mediante implantação de infraestruturas necessárias às usinas, como acessos, iluminação pública e telefonia. Estudos indicam que o potencial eólico viável do Ceará é de mais de 25 mil MW (on-shore), que podem chegar a 35,5 mil MW pelo aproveitamento da plataforma continental (off-shore).

Com a inauguração destes novos parques eólicos já são nove em funcionamento no Estado. Os outros são: Usina da Taíba (São Gonçalo do Amarante), com 5 MW; Prainha (Aquiraz), com 10 MW e Praia Mansa (Fortaleza), com 2,4 MW. A energia produzida pelos parques eólicos entra automaticamente no Sistema Nacional de Distribuição de Energia, podendo ser utilizada em qualquer lugar do País, a exemplo da energia produzia pelas hidroelétricas.