Cogempe prorroga validade até o dia 30 de maio

5 de maio de 2009 - 03:00

A Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe), responsável pela emissão das carteiras estudantis intermunicipais, determinou a prorrogação até o dia 30 de maio próximo do prazo de validade destes documentos expedidos em 2008, cuja validação terminou no dia 1.º de maio último. A medida, segundo a presidente da Comissão, Vilani Pinheiro, a medida objetiva dar mais tempo para que os estudantes solicitem a emissão das carteiras para o ano de 2009.

A solicitação deve ser feita junto às entidades estudantis credenciadas, mediante entrega de formulário/requerimento com a respectiva documentação. Atualmente quatro entidades estão credenciadas para o recebimento da solicitação das carteiras: União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Metropolitana dos Estudantes (Ame), Associação dos Estudantes Secundaristas de Fortaleza (Asesf) e Associação dos Estudantes Secundaristas do Ceará (Asesc).

As entidades estudantis credenciadas são responsáveis pelo recebimento da solicitação do documento iniciando os procedimentos referentes à emissão das carteiras e ainda pela distribuição do documento. São beneficiados os estudantes do Interior do Estado e Região Metropolitana que residem em município diverso do que estudam, na mesma microrregião, usuários dos transportes intermunicipais. A Cogempe, presidida pela Seinfra, é a responsável pelo processo da emissão das carteiras.

A Comissão verifica as informações junto ao banco de dados fornecido pelas escolas. A comissão gestora, responsável pelo processo de credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras é paritária e formada por representantes dos poderes públicos (Seinfra, Detran e Casa Civil), três das operadoras de transportes coletivos intermunicipais, interurbanos e complementares, e quatro entidades estudantis. Mais de 8 mil estudantes já foram beneficiados com a carteira distribuídas desde novembro do ano passado.