Escola de Trânsito do Detran começa atividades

27 de maio de 2009 - 03:00

A Escola de Educação para o Trânsito, inaugurada neste mês pelo governador Cid Gomes, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), na Maraponga, começou a receber segunda-feira (25), as visitas de alunos das escolas públicas e privada para receberem, mediante brinquedos, orientações acerca da importância do cumprimento das leis de trânsito. No local as criança dispõem de uma minipista com sinalização completa e orientação de monitores acerca da correta condução de um veículo, uma cidade em miniatura operada por controle remoto e ainda jogos educativos e vídeos.

Os dirigentes das escolas podem fazer o agendamento prévio pelo telefone (85) 3101.5898.  Há um limite de número de alunos em cada turno: 50 alunos por turno (manhã e tarde). A gerente da Escola de Educação para o Trânsito, Ana Cláudia, explicou que os monitores estão treinados para explicar aos alunos como eles devem operar os equipamentos e aprender a respeitar as leis do trânsito, brincando.

Os alunos iniciam a visita no auditório, onde são recepcionados com um vídeo educativo; depois manuseiam os controles remotos dos veículos que vão pilotar em uma minicidade. Eles trafegam em vias que passam em frente a monumentos e edificações geradoras de tráfego. Depois montam minicidades, conforme sua idéia do que deve ser um local onde tenham uma vida saudável. Em seguida, têm oportunidade de brincar, por meio de 16 cabines com computador, com jogos de educação de trânsito. Por últimos, após o lanche, dirigem minicarros elétricos (movidos a bateria), por uma minicidade, com asfalto e sinalização vertical e horizontal, acelerando e dobrando à esquerda ou à direita, parando antes da faixa de pedestre e no sinal vermelho, conforme a sinalização. Eles são orientados pelos monitores a não desrespeitarem a sinalização.