Governo e direção do Metro de Fortaleza se reúnem com bancada cearense no Congresso

5 de agosto de 2009 - 03:00

O vice-governador Francisco Pinheiro e o diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, se reúnem nesta quarta-feira (12) no Congresso Nacional, com a bancada cearense. O encontro deve servir para mobilizar os parlamentares em defesa do Metrô de Fortaleza.

 
A obra teve sua construção interrompida, de forma unilateral, pelo Consórcio Queiroz Galvão e Camargo Corrêa no dia 1º de julho. Desde então, o Estado busca judicialmente que os trabalhos sejam retomados. Na última quinta-feira (30), a Justiça restaurou os efeitos da liminar que obriga as construtoras a retomarem a construção imediatamente sob pena de pagamento de uma multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento.

No encontro desta quarta, Rômulo Fortes deve falar aos parlamentares sobre o processo do Tribunal de Contas da União (TCU) que detectou, em auditoria realizada nas obras em 2006, possíveis irregularidades nos valores dos serviços praticados pelo consórcio. Como consequência, desde fevereiro de 2009, o Metrô de Fortaleza, seguindo orientação do TCU e obedecendo a uma determinação do próprio Tribunal, vem retendo 71,25% dos valores previstos contratualmente junto ao consórcio. O caso está na pauta de votação do TCU.