Acaraú e Trairí recebem benefícios nos setores da Educação e Saúde

9 de outubro de 2009 - 03:00

Os municípios de Acaraú e Trairí, no Litoral Oeste do Estado, recebem neste sábado (10), importantes obras nos setores de Saúde e Educação. O governador do Estado, Cid Gomes, autoriza em Trairí, às 9h30, a construção de uma Escola de Educação Profissionalizante. Em Acaraú, no mesmo dia, às 19 horas, assinará a Ordem de Serviços para construção do novo prédio da Escola de Educação Profissional daquele município, distante 203 km de Fortaleza. Juntas, as duas escolas estão recebendo investimento de cerca de R$ 11 milhões do Tesouro do Estado, devendo ficar prontas num prazo de 240 dias. A escola funciona atualmente em local provisório. Acaraú também começa a receber neste dia as obras de implantação de uma Policlínica.

Os secretários da Infraestrutura, Adail Fontenele e da Educação, Izolda Cela, também assinam as autorizações, que fazem parte da agenda do Programa Governo do Ceará na Minha Cidade (Itinerante). O Secretário Adail Fontenele visita em Trairí, a partir das 13h30, as obras de restauração da rodovia CE-163, no trecho Trairí-Barrento, beneficiada pelo Programa ProEstradas. O trecho, já finalizado, tem 11 km e foi danificado pelas fortes chuvas deste ano.

As Escolas Profissionalizantes ofertarão a partir de 2010 cursos do Ensino Médio e técnicos profissionalizantes, promovendo a melhoria da educação naqueles municípios. Cada escola beneficia cerca de mil alunos, sendo composta por 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências (Física, Química e Biologia), Matemática, auditório, quadra poliesportiva e dependências administrativas. A construção será fiscalizada pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra.

Para facilitar o atendimento em saúde mais perto da população e com qualidade, o Governo do Estado avança na construção de 21 policlínicas e neste sábado começa a construir a Policlínica de Acaraú. A obra, no valor de R$ 2.967.500,00, oriundos do Tesouro do Estado, tem uma área construída de 2.352,84 m². A execução coube à Concreta Engenharia Ltda. e a fiscalização ao DER. O equipamento dispõe de sala de administração, sala de recepção, consultório, terapia, blocos de apoio e de tratamento de resíduos entre outros setores. Em dezembro deste ano e início de 2010 serão inauguradas as unidades de Baturité, Tauá, Russas e Pacajus. Outras quatro em construção ficarão prontas até abril do próximo ano.
 

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Jose Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)