Detran vai rever áreas de proibição de circulação de veículos em Caucaia, Aquiraz, Beberibe e Aracati

31 de março de 2010 - 03:00

O Detran vai rever áreas de proibição de circulação de veículos de algumas praias do litoral cearense, conforme o resultado da reunião realizada, nesta terça-feira, dia 30. das 9h30min às 12 horas, na sede
do órgão. Especificamente, as praias que terão alguns pontos a serem revistos são as do Icaraí e Cumbuco (Caucaia), Prainha e Presídio (Aquiraz), Morro Branco e Praia das Fontes (Beberibe) e Canoa Quebrada e Majorlândia (Aracati). Com base na sugestão dos representantes desses municípios, a equipe de engenharia de trânsito do Órgão fará análise para viabilizar ou reformular as propostas.

Enquanto a solução definitiva está sendo articulada, neste feriado da Semana Santa, agentes do Detran farão a orientação para evitar que haja prejuízo para os operadores de veículos que atuam na área de turismo e de prática esportiva do off road, ao mesmo tempo em que seja garantida a segurança dos banhistas.

O Superintendente do Detran, João Pupo, explicou que as áreas onde há concentração de banhistas continuarão com a proibição de circulação de veículos. No caso específico das praias onde há questões com os operadores de veículos de turismo e do esporte off road, o entendimento consensual é que de há espaço para todos que frequentam a orla marítima do estado. Pupo citou a frase do praticante de esporte off road, Paulino Rocha Filho, presente ao encontro, que afirmou: todos nós somos banhistas, no sentido de que os condutores de veículos têm de garantir a segurança dos banhistas.

A reunião de ontem foi o prolongamento da audiência pública realizada, semana passada, na Assembléia Legislativa, onde o assunto foi debatido. Participaram mais de 40 pessoas, entre os quais os deputados Sérgio Aguiar e Manoel de Castro Neto, representante do deputado Artur Bruno, os prefeitos de Beberibe, Odivan Facó e de Jijoca, Argus Marques Ferreira, o procurador Jurídico do Detran, Igor Ponte, o Chefe de Gabinete e engenheiro responsável pela sinalização, Júlio Cavalcanti, gerente de Fiscalização do Detran, Pedro Forte, representante da Semace, Arilo Veras Júnior, representantes da Prefeitura de Caucaia, Marcos Guerra, de São Gonçalo do Amarante, Anarsmano Magalhães, de Beberibe, Alberto Gama Ribeiro, Carlos Alberto Rios e Tadeu Colaço de Almeida, de Aquiraz, Paulo de Tarso Meyer Ferreira, representantes da PMtur, major Antônio Carlos Nunes Filho, e
Pâmela Costa Landim, do Comando do Corpo de Bombeiros, Heraldo Maia Pacheco, do Demutran de Aracati, Elizeu Vieira e Leonardo Levy Rebouças, da procuradoria de Aracati, Luciano Arruda, representantes da Associação dos Bugueiros de Aquiraz, Paulo Pereira, de Caucaia, do Cumbuco, Raimundo Danúsio dos Santos, Augusto Alves, do Morro Branco, Antônio Ricardo Cardoso Gomes, Beberibe, Prainha, Aracati, Olavo da Rocha, César Dameletto e de Canoa Quebrada, Francisco de Lima Rocha, e José Leônidas, representantes da Federação de Off Road do Ceará (Force), Marcus Vinícius Silva, Paulino Rocha Filho, Ricardo Chaves e André Ferreira Luna, da empresa Nissei, Williams Citó Ramalho e Ricardo Coelho, da revista Esporte Emoção.

Assessoria de Comunicação do Detran

Jornalista Responsável: Paulo Ernesto Serpa