Definida data para apresentação de propostas para obras civis do metrô de Sobral

25 de outubro de 2010 - 03:00

Serão abertas no dia 19 de novembro próximo as propostas para a contratação das obras civis do Metrô de Sobral. Os trabalhos estão orçados em R$ 43,5 milhões oriundos de investimentos do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. O  prazo de conclusão das obras é de 18 meses a partir da assinatura do contrato. As propostas serão apresentadas à Comissão de  Concorrência da Procuradoria Geral do Estado (PGE) às 9 horas. O projeto executivo da obra , que precede as civis, já está sendo concluído pela empresa MWH e compreende projetos arquitetônicos e estruturas.

 

A ordem de serviço para a execução dos projetos executivos e o trabalho de supervisão das obras do Metrô de Sobral foi assinada na última segunda-feira (11). A empresa MWH Brasil Engenharia e Projetos, vencedora da licitação, já iniciou os trabalhos. O Metrô de Sobral terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão e vai operar dentro do perímetro urbano do município atendendo seus bairros mais populosos, como o Centro. A previsão é que o Metrô comece a operar em 2011.

 

O Metrô de Sobral terá duas linhas principais: a Linha Sul, com extensão de sete quilômetros deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade), passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.

 

A segunda, Linha Norte, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a indústria de calçados Grendene e o Centro de Convenções. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste de Sobral por meio de quatro estações. Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que servirão ao sistema metroviário sobralense estão sendo produzidos pela empresa Bom Sinal, em Barbalha. São 5 VLTs de dois carros cada com capacidade para até 330 passageiros cada um. A empresa é a mesma fabricante dos trens do Metrô do Cariri,  inaugurado em dezembro do ano passado.

O Metrô de Sobral, a exemplo do instalado no Cariri, vai garantir acessibilidade física e social à população usuária mediante a oferta de um sistema de transporte público seguro, confortável e de tarifa razoável , ao mesmo tempo em que contribui para a preservação do meio ambiente, a requalificação do tecido urbano o aumento da qualidade de vida da população sobralense. O Metrô  se configurará ainda como um elemento estratégico fomentando a atividade comercial, turística, industrial e cultural do município.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes ( josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br  85 31013763)