Empresas apresentarão documentos necessários para licitação do TMUT

23 de setembro de 2008 - 17:59

As empresas interessadas em se habilitarem para a execução das obras de ampliação do Terminal Portuário do Pecém, com a construção do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), apresentarão nesta quarta-feira, dia 24, às 15 horas, à Comissão Central de Licitação, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os documentos necessários para participarem do processo licitatório – documentos acerca da situação jurídica, econômica, financeira e técnica da empresa e a proposta de preço. O secretário da Infra-estrutura do Estdo (Seinfra), Adail Fontenele estará presente à licitação. A Comissão fica localizada no Centro Administrativo Bárbara de Alencar (rua José Martins Rodrigues, 150, bairro de Edson Queiroz). É a segunda chamada de licitação para as obras. A primeira ocorreu no dia 11 de agosto mas não foram apresentadas propostas. Caso não hajam proposta, o Governo deve dividir a obra em vários blocos e licitar entre empresas menores.

A licitação para execução das obras será do tipo menor preço e a obra está estimada em R$ 345,3 milhões, conforme tabela de custos vigentes da Secretaria da Infra-estrutura do Estado (Seinfra). O Tmut deverá ficar pronto até 2010, a partir da assinatura da Ordem de Serviços. As obras de ampliação constam de: prolongamento de 1.000 metros do quebra-mar existente, que passará a ter um total de 2.770 metros; construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700,00 metros de cais acostável visando acomodar navios contêineres de última geração; e implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados.

Está prevista ainda a ampliação da ponte que dá acesso ao terminal, em 363 metros de extensão, com pista dupla, passeio, guarda-rodas e sistema de iluminação; instalação de energia elétrica, abrangendo geração de energia, alimentadores, subestação, distribuição de media tensão e baixa tensão, tomadas, para contêineres frigorificados, água tratada, telefonia, telemática, sistema de combate a incêndio e sistema de contrôle automatizado das instalações. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de cumprimento para 2.523 metros. Está prevista ainda a implantação de edificação para balança rodoviária, prédio de apoio operacional/adminisrativo, casa de bombas de incêndio, subestação e guarita.