Luz Para Todos

23 de fevereiro de 2011 - 16:57

Descrição:

O Programa Luz Para Todos é um Programa que tem como meta levar energia elétrica para todos os domicílios rurais do Brasil até 2008. No Ceará este programa dá continuidade ao Projeto São José e ao Programa Luz no Campo que elevaram a taxa de atendimento de energia elétrica nas áreas rurais de 32% para 82%, no período 1996-2004, com execução de obras que beneficiaram cerca de 171 mil domicílios rurais.

Para gerir o Programa foi criado o Comitê Gestor Estadual que é formado por um representante titular e um suplente dos seguintes órgãos:

1. APRECE – Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará
2. ARCE – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará
3. COELCE – Companhia Energética do Ceará
4. CONERGE – Conselho de Consumidores da Coelce
5. FETRAERCE – Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará
6. MME – Ministério de Minas e Energia – (Coordenador do Comitê)
7. Assembléia Legislativa do Estado do Ceará
8. SDLR – Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional do Estado do Ceará
9. SEINFRA – Secretaria da Infra-Estrutura do Estado do Ceará

No Estado do Ceará a meta do Programa Luz Para Todos é efetuar 145.000 ligações com investimentos da ordem de R$ 700 milhões. No período de 2004 – 2007 o Programa já beneficiou mais de 94,10 mil domicílios rurais no Ceará.

A partir de 2007, os recursos financeiros do Programa serão divididos nos seguintes percentuais: o Governo Federal participa com 60%, a Coelce com 30% e o Governo do Estado com 10%. Para o período 2007 – 2008 está previsto o atendimento de 54 mil domicílios rurais, envolvendo recursos da ordem de R$ 254 milhões.