PROJETO ALÔ SERTÃO

23 de agosto de 2017 - 12:27

A tecnologia está presente no dia a dia de todos nós, seja no trabalho, na educação ou no lazer. O que parece normal para muitos, não faz parte da vida de cearenses que vivem, principalmente, nos distritos do interior do Estado. Essa realidade, porém, vem mudando desde o início da implantação do programa “Alô Sertão”, realizada pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Infraestrutura – SEINFRA.

O projeto Alô Sertão leva serviço de telefonia móvel e transmissão de dados com a tecnologia 3G a localidades cearenses. Até agora, já foram beneficiadas 433 localidades cearenses.  Ao todo, serão atendidos 475 distritos, distribuídos por 145 municípios.

A operadora habilitada para o fornecimento da rede é a VIVO. A Coordenadoria de Energia e Comunicações (CEC) da SEINFRA acompanha todo o processo mediante vistoria técnica, análise das especificações técnicas, compatibilidade dos equipamentos instalados e da análise do valor do investimento.

Tecnologia de ponta

Nas localidades atendidas pelo programa “Alô Sertão”, foram instalados equipamentos compatíveis com a tecnologia 3G, padrão UMTS, semelhante ou superior. O UMTS, da sigla em inglês Universal Mobile Telecommunication System, oferece maior qualidade na telefonia, tarifação adequada, serviços personalizados, facilidade na implementação de novos serviços nessa área e alta capacidade.

Incentivo fiscal

A operadora VIVO, responsável pela instalação das antenas do programa “Alô Sertão”, recebe incentivo fiscal, o chamado crédito presumido do ICMS, regulamentado no Decreto 31.499, de 24 de março de 2014. A lei dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal às empresas prestadoras de serviços de telefonia móvel que destinam recursos em investimento de infraestrutura para o setor em localidades onde o serviço ainda não chegou.