Energia

29 de setembro de 2017 - 12:54

O Ceará descobriu a vocação para gerar energia através dos ventos no final da década de 90 e se tornou pioneiro no estímulo a geração de energia eólica no Brasil. Com a implantação dos primeiros parques comerciais, foi líder em capacidade instalada e em produção desse tipo de energia. O potencial de eficiência do vento para geração de energia no Ceará supera a média mundial e a do próprio País. O estado possui um fator de capacidade médio de 47,6%, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, enquanto o Brasil fica com 40,7% e o mundo com 25%. Esse indicador demonstra a capacidade de geração de energia em função da potência instalada e do período de operação.

Por ser eficiente, limpa e renovável, a energia eólica tem sido uma fonte alternativa importante na elaboração de novos cenários energéticos no Ceará e no Brasil. Devido aos impactos causados pelas formas tradicionais de geração de energia, a introdução de fontes alternativas de energia ganha espaço e o Ceará vem participando neste cenário com mais destaque no atual governo.

A nova política energética do estado prioriza as fontes renováveis de energia, em especial a eólica e a solar. Para fortalecer e estimular o setor, foi criada a Secretaria Adjunta de Energia, Mineração e Telecomunicações, ligada a Secretaria da Infraestrutura do Estado – SEINFRA. A nova secretaria atua na formulação e na implementação de planos estratégicos e de políticas ligadas ao setor, estabelecendo objetivos, diretrizes e estratégias para garantir a atração de investimentos necessários ao desenvolvimento da cadeia produtiva da área.

Hoje o Ceará gera 3.806 MW de energia elétrica, bem acima da demanda do Estado que é de 1.800 MW. A energia eólica é a segunda principal fonte energética do Ceará, com potência instalada de 1.652 MW, perdendo apenas para a geração termelétrica, que é de 2.152 MW. São 61 parques eólicos em funcionamento e 22 em construção. Os empreendimentos estão localizados no litoral e na região serrana. No Brasil, o Ceará está entre os cinco principais geradores de energia a partir do vento, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

O Ceará se encontra ainda no grupo de liderança quando o assunto é a microgeração distribuída, que é a geração elétrica realizada pelo próprio consumidor a partir de fontes renováveis ou de alta eficiência energética. Ao todo, são 470 unidades contando com 23 unidades eólicas com potência instalada de 10.058 kW e 447 unidades solares fotovoltaicas com potência instalada de 10.414 kW, o que corresponde a 19% da potência instalada de geração distribuída no Brasil.

As unidades ou centrais estão localizadas em 47 dos 184 municípios cearenses. A maioria é residencial, mas há unidades de uso comercial e industrial. Também existe uma unidade de minigeração, localizada no município de Tauá, que tem capacidade instalada de 1 MWp. No município de Pindoretama, está em fase de testes para entrar em operação comercial uma usina solar fotovoltaica, com capacidade instalada de 3 MWp, segundo a ANEEL.