Pequena Central Hidrelétrica no Castanhão

23 de fevereiro de 2011 - 17:09

Descrição:

Elaboração de projeto básico para implantação de geração de energia elétrica através de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) com capacidade para gerar até 5MW, no Açude Castanhão.

Pretende promover o aproveitamento de todos os potenciais energéticos do estado,usando os recursos locais disponíveis e buscando diversificação da matriz energética,realizando o desenvolvimento de projeto básico para a geração de energia elétrica poruma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) com capacidade de gerar 5MW, no Açude Castanhão.

Trata-se do aproveitamento da descarga de vazão dágua do reservatório Castanhão, indispensável ao abastecimento do eixo de transposição a Região Metropolitana de Fortaleza e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém CIPP. A energia gerada será utilizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH vinculada a Secretaria de Recursos Hídrico do Ceará – SRH, visando otimizar os custos de operação do sistema de transposição desse volume de água.

Características do projeto (Valores estimados através do Estudo de Viabilidade Técnica):

  • Potência: 4,87 MW
  • Investimento: R$ 12 milhões
  • Vazão de equipamento: 15 m3/s
  • Rendimento: 85%
  • Queda útil (nominal): 39 mProdução Anual de Energia (horizonte de projeto): 31,5 GWh/ano

Observação: O regime de funcionamento será contínuo, nos períodos em que existem recursos hídricos disponíveis para turbinar.